27/02/21

RTP ENSINA

 

As Febres do Século

As Febres do Século

As pandemias têm acompanhado a história da Humanidade. A mais próxima da COVID-19, em dimensão e gravidade, foi a Pneumónica, com três vagas entre 1918 e 1919. Provocou um número tão avassalador de mortos que ultrapassou o das vítimas estimadas para a Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Em Portugal, o rasto da experiência humana deixado por esta esta devastação e os conceitos científicos e técnicos que a equipa liderada por Ricardo Jorge protocolaram, viriam a ser a base do pensamento de saúde pública.

E Deus criou a mulher... ou talvez não

E Deus criou a mulher... ou talvez não

A desigualdade de género não só se mantém inquestionável como parece adensar-se em algumas partes do mundo. Homens e mulheres estão em patamares diferentes no mercado de trabalho e até dentro da própria casa. Mas até que ponto foram as religiões que condicionaram historicamente o papel da mulher? E como terão os homens influenciado a vida delas, tendo sido eles os fundadores das próprias religiões?

Liberdade e bolotas, os segredos do porco preto

Liberdade e bolotas, os segredos do porco preto

O que torna diferente dos outros o porco preto alentejano? Sobretudo duas condições: a liberdade e a alimentação. O montado português proporciona a este aninal tudo o que é preciso para que se tenha tornado um produto exemplar da alimentação portuguesa, em perfeita harmonia com o ecossistema em que é criado.

Dos Estudos Gerais à autonomia universitária

Dos Estudos Gerais à autonomia universitária

A história do ensino universitário em Portugal remonta ao tempo de D. Dinis, com a criação dos Estudos Gerais. Passaram séculos de pequenas adaptações, até que a implantação da república levou à refundação deste tipo de ensino.

Memórias do sismo de 1969

Memórias do sismo de 1969

Vila do Bispo, Bensafrim, Portimão e Aljezur, no Algarve, foram as zonas do país mais afetadas pelo sismo de 1969, o mais forte a atingir Portugal no século XX. Pelo país morreram mais de uma dezena de pessoas e várias construções ficaram arruinadas.

Há nestes passos e paços um exemplo de homofonia

Há nestes passos e paços um exemplo de homofonia

Estas duas palavras são exemplo perfeito da homofonia, ou seja, pronunciam-se da mesma maneira mas têm grafias e significados diferentes. É por isso que os passos com dois esses e os paços com cê de cedilha podem causar confusões linguísticas. Em que contextos as devemos utilizar? Segue a explicação do "Cuidado com a Língua!" e conhece outras palavras que se prestam a enganos. Como conselho e concelho, extrato e estrato, tensão e tenção, traz e trás.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.