https://www.youtube.com/watch?
TEXTO e ILUSTRAÇÕES: Margarida Botelho
Agradecemos a todas as crianças e às suas famílias que participaram nas oficinas “ Big Bang Boom! (2016 - 2020) na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, cujo processo e desenhos serviram de inspiração para a realização deste livro.
Qual é a forma da primeira célula? Estas e muitas outras perguntas serviram de ponto de partida para um ciclo de oficinas de Desenho destinadas a pais e filhos dos 1 aos 3 anos de idade, criadas e orientadas pela autora e ilustradora Margarida Botelho, em cocriação com Mário Rainha Campos (Serviço Educativo da Casa da Cerca). Nos últimos quatro anos e ao ritmo das estações, dezenas de bebés com as suas famílias ilustraram “A Criação do Universo” nas oficinas “Big Bang Boom!”. Desenharam com materiais aguareláveis, tintas naturais (frutas, legumes, especiarias), barro e luz. Depois, tal como o Universo, também os bebés cresceram e as suas famílias expandiram-se, surgiram então as oficinas “A Origem da Vida” para crianças dos 4 aos 6 anos.
A partir da experiência das oficinas de desenho BIG BANG BOOM!, e das fotografias desses resultados, Margarida Botelho adicionou a sua interpretação à expressão espontânea dessas imagens criadas com bebés e suas famílias, construindo uma narrativa visual baseada em paradigmas científicos. O carvão vegetal das florestas queimadas risca a linha densa, vibrante e inesperada da vida. Somos todos portadores do instante da criação, que se renova outra vez, e... outra vez, mil milhões de vezes, em cada chispa de luz, sempre em perpétuo movimento.
O livro tem duas portas de entrada: de um lado imaginamos as oficinas BBBoom! através das fotografias dos bebés e das suas famílias a ilustrarem o Universo, captadas por Mário Rainha Campos. Do outro lado fazemos uma viagem gráfica e poética baseada em episódios científicos, com desenhos a carvão sobre fotografias em negativo, desde o momento inicial da Criação do Universo até... hoje.
Dentro do livro existe um Calendário Cósmico vitalício, para perspectivar a nossa ínfima fracção de segundo de existência, na linha infinita do Universo.
Quem iniciou esta viagem foi o Gabriel com a Pergunta das perguntas, quando fez 4 anos:
“-Mãe, onde é que eu estava antes de nascer? ”
No livro, está a resposta.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.