Ensino em regime não presencial: - Promover a partilha e a construção coletiva de sentidos e práticas
No quadro do atual contexto de ensino em regime não presencial, as escolas assumem, de modo ainda mais significativo, o importante papel de dar continuidade à sua função social – garantir o acesso equitativo às aprendizagens por parte de todos os alunos.
Para tal, torna-se premente que as escolas, no âmbito da sua autonomia, encontrem as respostas educativas que consideram mais adequadas às especificidades das suas comunidades educativas, através da concretização e monitorização dos Planos de Ensino a Distância (E@D).
9 PRINCÍPIOS ORIENTADORES PARA ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS QUE RECORREM Ao #EstudoEmCasa (2020/2021)
O Ministério da Educação, tem vindo a criar e disponibilizar múltiplos recursos para apoiar as escolas. Neste âmbito, encontra-se disponível o #EstudoEmCasa, que, no presente ano letivo, contempla a criação de recursos para o Ensino Básico e para o Ensino Secundário.
O Ensino Secundário, à semelhança do Ensino Básico, encontra-se desde o dia 8 de fevereiro disponível em transmissão televisiva.
MAPA – Recursos úteis para o regime não presencial
Mapa de recursos que elenca muitos dos recursos considerados como ferramentas de apoio às aprendizagens e à gestão escolar indispensáveis à prossecução do trabalho no atual contexto de Ensino a Distância.
Reflexões e Práticas E@D
Com o intuito de apoiar as escolas no desenvolvimento dos seus planos de E@D, clarificar conceitos associados à implementação do ensino a distância, e promover a partilha de práticas de forma a enriquecer e valorizar os processos de ensino, aprendizagem e avaliação nestes tempos de constante desafio, a Direção-Geral da Educação (DGE), em articulação com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP), irá promover um ciclo de webinars temáticos, que serão divulgados no decurso dos meses de fevereiro e março nos canais da DGE: página da DGE, canal YouTube da DGE, Facebook e Twitter.
Orientações Escolas: Crianças e jovens em situação de risco ou perigo
Face à transição para o regime não presencial, imposto pela evolução da situação epidemiológica, importa dedicar uma atenção ainda mais especial às crianças e jovens em situação de risco ou perigo, dado que a sua vulnerabilidade pode ser aumentada em contexto de confinamento, pela ausência dos contactos presenciais regulares, assumindo as escolas um papel preponderante e essencial na deteção de sinais de alerta e no assegurar da sua função protetiva.
PNL2027 – atualização de recursos no site de Apoio às Escolas
A evolução pandémica tem revelado o quanto a disponibilização e o acesso a recursos digitais é importante. Neste contexto, foi atualizada a informação do PNL2027 no portal Apoio às Escolas, da DGE.
RBE: Recursos para ensino não presencial
A Rede de Bibliotecas Escolares recorda os recursos já disponibilizados para apoio ao ensino não presencial e em constante atualização.
MOOC - “E@D nas Escolas"
A Direção-Geral da Educação (DGE) promove o curso de formação online “E@D nas Escolas", em formato MOOC (Massive Open Online Course).
Com este curso, pretende-se suscitar a reflexão, a partilha de experiências e a divulgação de práticas desenvolvidas nas Escolas, no contexto da implementação dos planos de Ensino a Distância (E@D), durante o período de suspensão das atividades presenciais, motivadas pelo surto pandémico COVID-19.
Concurso – História Militar e Juventude
“História Militar e Juventude” é um concurso promovido pela Associação de Professores de História (APH) e pela Comissão Portuguesa de História Militar (CPHM), dirigido às crianças e jovens entre os 10 e 19 anos, que frequentem o 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário (regular e profissional), que tem por objetivo fomentar o gosto pela História Militar de Portugal.
Programa «Naveg@s em Segurança?»
Sessões de sensibilização de Cidadania Digital
O Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Centro Internet Segura, promove mais uma edição da iniciativa nacional «Naveg@s em Segurança?», entre 1 de fevereiro e 7 de dezembro 2021. Proporciona-se, assim, às escolas, associações juvenis e desportivas, autarquias e outras entidades, a possibilidade de agendar a realização de sessões de sensibilização de Cidadania Digital.
Vamos conversar com | Aprendizagem ativa… Presencialmente e a distância
No próximo dia 17 de fevereiro de 2021, pelas 18h, irá decorrer o segundo webinar “Vamos conversar com”, intitulado “Aprendizagem ativa… Presencialmente e a distância”.
Formação Literacia para os Media e Jornalismo (Santarém e Sines)
O prazo de inscrição na oficina de formação "Literacia para os media e jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media", das turmas de Sines e Santarém, foi alargado até ao dia 19 de fevereiro de 2021.
17.º Congresso Nacional da APPA
A Associação Portuguesa de Professores de Alemão (APPA), em colaboração com o Goethe-Institut Portugal, irá dinamizar o 17.º Congresso Nacional intitulado “Ensinar e aprender na era digital – o futuro é agora!”/”Lehren und Lernen im digitalen Zeitalter – die Zukunft ist jetzt!”. Este evento terá lugar online, nos dias 26 e 27 de fevereiro, bem como no dia 6 de março.
Jardim Zoológico apresenta o Clube da Natureza, um programa online
O Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado no dia 26 de janeiro, serviu de mote para o lançamento da 2.ª edição do “Clube da Natureza”.
Devido à situação de pandemia e consequente confinamento, que estamos a atravessar, a edição de 2021 será totalmente realizada online e pretende desafiar participantes de língua portuguesa de todo o mundo a conhecer melhor a Natureza e explorar as problemáticas que levam à extinção de animais e plantas.
Formação contínua de docentes e outros agentes de educação
A Direção-Geral da Educação informa que estão abertas as candidaturas para financiamento da formação contínua de docentes e outros agentes de educação, dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE), da NUT II Área Metropolitana de Lisboa.
Webinar – Estatísticas Monetárias e Financeiras: Porque são tão importantes?
O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, em parceria com o Banco de Portugal, vai realizar mais um webinar, intitulado — Estatísticas Monetárias e Financeiras: Porque são tão importantes?
“Digital Education with Cultural Heritage”
Massive Open Online Courses (MOOC) Europeana
No próximo dia 15 de março de 2021, inicia-se mais uma edição do MOOC Europeana, Digital Education with Cultural Heritage, que contribuirá para que os educadores compreendam a importância do Património Cultural e possam integrá-lo nas suas aulas, de forma eficaz, independentemente das disciplinas que lecionam.
“A Roadmap to Citizen Science Education” - MOOC BRITEC
No próximo dia 22 de março de 2021, inicia-se o MOOC BRITEC (Massive Open Online CourseBringing Research Into The Classroom) - “A Roadmap to Citizen Science Education”.
Colóquio WORKING CLIL – Online
A Direção-Geral da Educação retoma a divulgação deste evento, que será realizado inteiramente online nos dias 26 e 27 de março de 2021.
4.º Concurso de Recolha das Imagens do Património Cultural Imaterial Galego-Português
A Associação Cultural e Pedagógica Ponte…nas Ondas! anuncia o 4.º Concurso de Recolha de Imagens do Património Cultural Galego-Português.
Concurso “BP Segurança ao segundo”
A estrada tem histórias de vida por contar
“BP Segurança ao Segundo” é um concurso promovido pela BP Portugal, em parceria com Automóvel Club de Portugal, a Fórum Estudante, a Associação Salvador, com o apoio institucional da Direção-Geral da Educação, Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e o apoio à organização do Município de Lisboa, que pretende envolver e sensibilizar os futuros condutores nas, e para as, questões da segurança rodoviária, nomeadamente para o cumprimento das regras do Código da Estrada e para a necessidade da adoção de comportamentos defensivos.
Boletim de janeiro da School Education Gateway
Foi publicado o Boletim de janeiro da School Education Gateway, condensando o conteúdo editorial e pedagógico mais recente da plataforma.
A plataforma teve um foco especial em “Repensar o currículo”. Enquanto o mundo enfrenta novos desafios económicos e sociais, a educação tenta encontrar formas de responder aos mesmos. O currículo tem um forte impacto no design da aprendizagem e a sua revisão e renovação desempenham um papel importante na promoção das competências necessárias nas sociedades de hoje e de amanhã.
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