Mário Viegas é Fernando Pessoa em Palavras Ditas
Quem é Fernando Pessoa? Quem é Alberto Caeiro e como nasceu este heterónimo? Mário Viegas faz as perguntas ao poeta e escritor. Uma sugestão para o Dia Mundial da Poesia, celebrado em 21 de março.
Fernão Lopes: o ofício de escrever a História
Em 19 de março de 1434, D. Duarte concede uma tença anual para redigir a Crónica Geral do Reino de Portugal a Fernão Lopes, o guardador das escrituras da Torre do Tombo. É a estória a descobrir neste artigo.
O Livro do Desassossego: a leitura de João Botelho
O livro dos sonhos e das inquietações do ajudante de guarda-livros que morava num quarto andar da Baixa de Lisboa, é uma espécie de anti-livro. Porque é sem princípio, meio ou fim. Um labirinto inclassificável que Fernando Pessoa nunca chegou a terminar. Bernardo Soares cumpriu assim a vontade do seu inventor nestas páginas desassossegadas. João Botelho, que teve a ousadia de fazer um filme desta obra impossível, diz nunca ter lido nada assim.
O Meu Género
Antes de ver a luz, já a pergunta: menino ou menina? Há uns anos - e ainda hoje - se for menina vestirá rosa, se for menino, azul. Às raparigas são oferecidas bonecas, aos rapazes carros. Mas o que parece simples, não o é, nem nunca foi. Entre o feminino e o masculino existe um universo de pessoas que não se identificam com o sexo registado à nascença. São transgénero, ou simplesmente trans, sendo a identidade de género uma coisa diferente de orientação sexual e que não deve ser confundida.
As raízes do português moderno
Muitas línguas se falaram na Península Ibérica, tantas como os povos que por cá viveram. Até ao português moderno foram dezoito séculos de evolução na fonética, morfologia, léxico e sintaxe. E nem tudo vem do latim, como nos conta o "Cuidado com a Língua!".
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.