19/03/21

RTP ENSINA

 

Mafalda, a menina contestatária da banda desenhada

Mafalda, a menina contestatária da banda desenhada

Mafalda nasceu a 15 de março de 1962 pelas mãos do cartoonista Quino, para publicitar eletrodomésticos. Não era esse o seu destino, porque foi recusada, mas dois anos depois saltou para as páginas do semanário “Primera Plana”, a comentar os grandes temas da atualidade do seu país e do mundo.

A Teoria de Einstein no GPS

A Teoria de Einstein no GPS

O tempo é um conceito relativo, defendia Einstein, e os satélites GPS são mais uma prova viva da teoria que revolucionou a Física. Lá em cima, a 20 mil quilómetros de altitude e a uma velocidade de 14 mil quilómetros por hora, os relógios atómicos andam mais depressa em relação aos relógios que estão na superfície terrestre.

A gestão sustentável do mar pode gerar mais alimentos

A gestão sustentável do mar pode gerar mais alimentos

Se a captura e produção de espécies marinhas for realizada com sustentabilidade, o mar poderá fornecer muito mais alimentos do que actualmente. A garantia é dada por Christopher Costello, um especialista em gestão de recursos naturais que participou num estudo sobre o tema com outros cientistas.

"Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett

"Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett, junta vários estilos literários no relato de uma viagem de Lisboa a Santarém. Muito mais do que uma crónica de viagem, é sobretudo uma reflexão sobre Portugal do século XIX e um marco na literatura portuguesa.

Bairros de Lisboa: de onde vieram estes nomes?

Bairros de Lisboa: de onde vieram estes nomes?

É longa a lista dos bairros alfacinhas, porém os seus nomes têm apenas três origens diferentes: os que evoluíram do árabe, os que têm que ver com a tipologia do local e ainda os topónimos relacionados com templos religiosos, conventos ou santos. Bairrismos à parte, neste "Cuidado com a Língua!" explicamos detalhadamente o significado de Alcântara, Alfama, Benfica, Marvila e Mouraria, desse tempo em que Lisboa era do mouros.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.