Oscar Wilde e o polémico Retrato de Dorian Gray
O único romance de Oscar Wilde escandalizou a Inglaterra do século XIX. A história de um homem obcecado em manter-se jovem para sempre e do quadro que o desfigura, registando cada um dos seus pensamentos e crimes, foi considerado impuro, venenoso, desagradável, nauseante. Incomodava a facilidade com que Dorian Gray abdicava da alma em troca da beleza, mas o que verdadeiramente chocava a sociedade estava nas referências homossexuais. Nunca uma ficção em língua inglesa fora tão longe, ao sugerir o desejo e o amor entre homens. O escritor irlandês desafiava a moral vitoriana e o Retrato seria usado para o condenar.
Como é que as vacinas nos protegem?
Pode parecer estranho, mas o princípio da vacina é inspirado na doença. Explicamos melhor: os vírus ou as bactérias que podem causar uma infeção encontram-se na seringa que te vai proteger. Claro que estes seres microscópicos são trabalhados em laboratório até ficarem inofensivos. Depois de introduzidos no teu organismo há um exército de anticorpos que começa a lutar contra o agente invasor. É sinal que o teu sistema de defesa está pronto para atuar se for de novo atacado por aquele terrível intruso. Antes das vacinas, doenças como o sarampo, o tétano e a varíola fizeram milhões de mortos. Agora, tudo se resolve com a picada de uma agulha.
A vida no Estado Novo
Conheça melhor os últimos anos do Estado Novo. A forma com o poder continuava a ser exercido e como era o quotidiano dos portugueses no final da década de sessenta e princípios dos setenta.
Crianças em Perigo: como pedir ajuda?
De repente o confinamento fechou-nos em casa. A mudança foi radical e todos sofremos com ela. Uns mais do que outros, porque as condições em que vivemos são muito diferentes. Dias inteiros de convívio permanente e forçado com pais ou outros familiares violentos deixaram milhares de crianças numa situação de enorme vulnerabilidade. Sem escola, sem amigos para brincar, o medo, a ansiedade, a insegurança e o stress dispararam. E os maus-tratos também. Se necessitas de ajuda, de desabafar, esclarecer dúvidas ou pedir informações, não hesites em ligar para as linhas de apoio que foram criadas especialmente para ti: Linha Crianças em Perigo 96 123 1111, Linha SOS Criança 116 111, Linha SOS Criança por Whatsapp 966 065 750/ 913 069 404.
Descer aos infernos
Demónios e diabinhos a atirar as almas condenadas para uma fogueira eterna. A visão do inferno assustadora e medieval foi uma encenação construída pelo cristianismo e outras religiões ainda mais antigas para afastar os crentes dos caminhos da perdição. Quem queria salvar-se e usufruir do paraíso tinha de estar sem pecado. Os outros condenavam-se a tormentos sem fim. Ainda há quem acredite nesta imagem do inferno, mas o que todos podemos experimentar é o seu sentido metafórico, de vida atribulada, penosa, desordem ou confusão. Do latim ao português, fazemos uma descida aos infernus no "Cuidado com a Língua!:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.