03/06/20

Propostas de atividades - Leya educação

Dando continuidade ao envio de propostas de ideias inspiradoras, enviamos um novo conjunto de sugestões que permitem a exploração de conteúdos e competências relevantes no âmbito de diferentes disciplinas.
Esperamos que lhe sejam úteis!
Sugestão 1
Tangram
Sabia que é possível criar mais de 5000 figuras com as sete peças do Tangram?
O Tangram é um puzzle com cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo.
Desafie os seus alunos a construir várias figuras, usando as sete peças, sem as sobrepor, desenvolvendo a criatividade e aprendendo mais sobre a geometria.
Os trabalhos finais poderão ser fotografados e partilhados com a turma.
Sugestão 2
Uma só descrição, tantos desenhos diferentes!
Quando lemos um livro e depois vemos um filme nele baseado, somos quase sempre surpreendidos porque o filme não corresponde ao que imaginámos. As personagens, os cenários, diferem daqueles que povoaram os nossos pensamentos quando lemos a história.
Da mesma forma, quando alguém descreve uma situação ou um cenário, quem ouve pode ter diferentes interpretações.
Sugerimos, a propósito disto, uma atividade divertida: descreva aos seus alunos uma imagem. Pode ser uma fotografia, ou uma pintura. Na descrição, poderá referir algumas cores, expressar algumas relações entre os diferentes elementos da imagem (maior/menor, por cima/por baixo, esquerda/direita…).
Depois, desafie os seus alunos a desenhar aquilo que lhes descreveu!
Será certamente divertido quando compararem os desenhos e descobrirem como são diferentes, e mais ainda quando, por fim, lhes mostrar a imagem original!
Sugestão 3
Quantos queres?
O quantos queres, ou cocas, é conhecido de quase todas as crianças. E se aproveitasse a ideia do quantos queres para, de um modo divertido, trabalhar conteúdos escolares?
Um quantos queres pode ter, por exemplo, a tabuada… ou pequenas perguntas sobre a história de Portugal… ou instruções simples em inglês…
O quantos queres poderá, assim, servir para brincar e também para aprender!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.