12/06/20

Leya educação - sugestões

Estamos consigo, sempre!
Caro(a) Professor(a),
Dando continuidade ao envio de propostas de ideias inspiradoras, enviamos um novo conjunto de sugestões que permitem a exploração de conteúdos e competências relevantes no âmbito de diferentes disciplinas.
Esperamos que lhe sejam úteis!
Sugestão 1
Mapas de ideias... para reduzir o plástico
Confinados ou a desconfinar aos poucos, todos nós mudámos significativamente os nossos hábitos de consumo. Muitos passámos a comprar online e a optar por produtos embalados e serviços de entrega em casa, mas isso também aumentou a quantidade de plástico único, gasto nessas embalagens, em circulação. Por isso, esta é também uma altura para refletir sobre o que podemos fazer para evitar plásticos de uso único.
Os alunos poderão pensar em «escolhas acertadas» e essas ideias podem ser compiladas num mapa de ideias construído numa ferramenta como o Popplet®.
O mapa pode ser criado colaborativamente numa sessão síncrona, guardado como pdf ou imagem e partilhado por exemplo no mural da Aula Digital, ou os alunos podem fazer um mapa em grupos, que anexam a um trabalho atribuído na sala da Aula Digital.
Aceda a um tutorial para aprender a utilizar melhor esta ferramenta.
Sugestão 2
Uma refeição “made in Portugal”
Um consumidor informado deve conhecer a origem dos produtos que está a comprar e fazer escolhas saudáveis, sustentáveis e sensatas. Hoje, mais do que nunca, isso significa escolher produtos locais ou nacionais para apoiar a economia nacional e promover o desenvolvimento sustentável.
Para ajudar a formar pequenos consumidores mais informados, lance-lhes o desafio de prepararem uma refeição saudável e sustentável com produtos locais ou nacionais.
Os alunos poderão fazer um vídeo “show and tell” ou tirar uma fotografia dessa refeição. Na apresentação ou na legenda devem identificar a origem de todos os ingredientes utilizados e estimar a distância que cada um deles percorreu para chegar ao seu prato.
Bon appétit!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.