08/03/20

Newton Gostava de Ler - Cristaliza esta Ideia

Projeto “Newton gostava de ler!” 
Reconhecendo o valor do projeto “Newton gostava de ler!” que congrega a leitura e a ciência/conhecimento científico através da realização de pequenas ações experimentais, a BE dinamizou ao longo do 2º período sessões do módulo "Cristaliza esta Ideia".
Participaram no Projeto “Newton gostava de ler”, no módulo “Cristaliza esta ideia!” todos os alunos do 4º ano do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva. Os alunos ouviram atentamente a lenda “Castigo de Sal”, de José Jorge Letria e visionaram um PowerPoint relativo à temática, que apresentava as propriedades dos materiais que iriam utilizar, assim como a “História do banho” ao longo do tempo. Dado o mote para a atividade experimental, os alunos confecionaram os seus próprios sais de banho, utilizando: cloreto de sódio (sal de cozinha), corante alimentar, alfazema e óleo de jasmim.
No final da sessão, o aroma agradável aliado à curiosidade e à satisfação dos alunos superou as expetativas e provou uma vez mais, que a promoção da cultura científica funciona como complemento do ensino formal!
Na parte experimental, com ingredientes de custo acessível e de replicação simples. a biblioteca escolar é também um espaço de ciência!
Um agradecimento à profª Cristina Lopes que colaborou neste projeto itinerante. A professora bibliotecária Maria José Vaz.
















































Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.