25/10/17

Encher um balão sem soprar - Ciência com arte no pré-escolar

Será que é possível encher um balão sem soprar?
Foi esta experiência que o Rodrigo Patrício e a mãe apresentaram às três turmas da Educação Pré-escolar da nossa escola.
Certamente que já todos enchemos um balão soprando para dentro dele. Mas nesta experiência vamos encher um balão sem soprar ….



O que precisámos:
 • Vinagre; • Bicarbonato de sódio (compra-se nas farmácias, ou em supermercados); • Uma garrafa de plástico com gargalo estreito; • Um balão pequeno; • Um funil. 


Como fazer: 1. Enche o balão com quatro colheres (de chá) de bicarbonato de sódio. Usa o funil para esta tarefa ser mais fácil. 2. Enche a garrafa com duas chávenas (de café) de vinagre. 3. Estica a ponta do balão e coloca-a à volta do gargalo da garrafa. Tem cuidado para que não caía bicarbonato de sódio dentro da garrafa. 4. Endireita o balão rapidamente, de modo a que o bicarbonato caia no vinagre. Observa o que acontece.





O que acontece: Quando misturas o bicarbonato com o vinagre, forma-se uma espuma e o balão começa a encher. Isto acontece porque o bicarbonato de sódio e o vinagre reagem um com o outro e libertam um gás. Esse gás é o dióxido de carbono, o mesmo que faz as bolhinhas nas bebidas gaseificadas. Nesta experiência, este gás é o responsável por encher o balão. Quando duas substâncias colocadas em conjunto dão outra substância diferente, diz-se que há uma REACÇÃO QUÍMICA.
(in http://www.pavconhecimento.pt/media/media/801_quimica-1e2ciclo-encher-um-balao )


Antes da experiência registámos as nossas previsões e no fim o que observámos.



Gostámos muito de aprender esta experiência e do modo como a mãe do Rodrigo a explicou.
Agora podemos repeti-la nas nossas salas ou até em casa com a ajuda dos nossos pais.
À mãe do Rodrigo um enorme obrigado!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.