09/10/16

O que é a ONU?



A ONU foi fundada em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial, e tem como principais objetivos manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, contribuir para o desenvolvimento económico e progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.
A ONU é formada por 192 estados membros e está dividida em diversas instâncias administrativas.
Além das instâncias administrativas, a ONU também é formada por um grande sistema, chamado Sistema das Nações Unidas, constituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A UNICEF é uma agência das Nações Unidas que tem como missão promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades básicas e contribuir para o seu desenvolvimento.
A ONU é financiada por contribuições de todos os seus Estados membros, e tem seis idiomas oficiais: Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Russo e Espanhol.
Portugal aderiu à Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 14 de dezembro de 1955, juntamente com mais 16 países.
O cargo mais importante da ONU é o de secretário-geral, ocupado por Ban Ki-moon desde 2007 .

O português António Guterres, pelas suas qualidades humanas e curriculum, foi escolhido para ser o nono Secretário-Geral das Nações Unidas, a partir de 2017. 
Um grande orgulho para Portugal!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.