Chegar refugiado e ficar como português
Vieram por razões e em momentos diferentes, mas Gustavo Zenkl e Ilse Losa são exemplos de refugiados que chegaram a Portugal por causa da II Guerra Mundial. O primeiro proveniente da Áustria, e a segunda da Alemanha, acabaram por ficar no país que os acolheu no momento mais difícil das suas vidas.
Os Maias: como um romance do século XIX continua atual
A redação daquela que viria a ser considerada a obra-prima de Eça de Queirós começou em 1880. Durante cerca de oito anos, com a genialidade que lhe é reconhecida, teceu uma intriga amorosa com personagens trágicas e cómicas que ficaram para a posteridade.
José Saramago: levantado do chão, elevado ao Nobel
"Quem, com parábolas sustidas pela imaginação, compaixão e ironia, continuamente nos permite, outra vez, apreender uma realidade ilusória." Assim justificou a Academia Sueca o único Prémio Nobel da Literatura atribuído a um autor português: José Saramago.
Uma breve história da azulejaria portuguesa
O nome vem do árabe e ganhou tradição em terras portuguesas. O azulejo tem 500 anos de produção nacional e é caso único como elemento decorativo e arquitetónico. Revestiu igrejas, palácios e mudou a paisagem urbana. Uma história para ver aqui em 5 vídeos.
O que vem a ser algaraviada?
É substantivo e faz barulho, tem sotaque do sul, mas ouve-se no país inteiro. Eis a algaraviada à algarvia, servida em doses generosas de confusão. Se à primeira vista as duas palavras parecem partilhar significados, é um erro a desfazer nesta explicação do "Cuidado com a Língua!". De onde virá então este som ensurdecedor?
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.