| A leitura é fundamental para o sucesso dos alunos pela sua transversalidade e pela forma como influencia as aprendizagens em todas as áreas curriculares. O sucesso neste domínio está diretamente relacionado com a frequência de contactos com livros e com práticas de leitura, pelo que o tempo dedicado à leitura condiciona de forma decisiva os progressos na compreensão. Neste âmbito, a escola assume um papel muito relevante no ensino da leitura e na promoção do gosto de ler. |
 |
 |
| No âmbito do Plano 21|23 Escola+, que visa a recuperação das aprendizagens, o PNL2027 e o Ministério da Educação apresentaram propostas de trabalho integradas na ação Escola a Ler: para os 1.º e 2.º ciclos, Leitura Orientada na Sala de Aula e, para o 3.º ciclo, Contratos de Leitura. |
 |
| O PNL2027 e o Ministério da Educação propõem assim que os docentes do ensino básico reforcem as atividades em torno do livro e é, nesse sentido, que apresentam o conjunto de propostas para leitura orientada que aqui compilamos para consulta. |
 |
| Propostas de leitura orientada |
| acompanhadas de fichas de trabalho para cada livro |
 |
|
 |
|
 |
|
 |
| SAIBA MAIS SOBRE O NOVO PROGRAMA |
| Leitura Orientada em Sala de Aula |
 |
|
 |
| O objetivo central das atividades de ensino da leitura é assegurar um domínio progressivamente mais seguro da compreensão. |
 |
 |
| |
| Boas leituras! |
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.