06/11/20

RTP Ensina - Fernando Pessoa, Verbo tratar e as expressões impessoais...

 

Fernando Pessoa: apresentação dos principais heterónimos

Fernando Pessoa: apresentação dos principais heterónimos

Inventar-se outro era para Fernando Pessoa um impulso ou - sabendo da sua atração pelo esoterismo e pela astrologia - arriscamos dizer, uma inevitabilidade. Seria com certeza um jogo lúdico, labiríntico, constante, que lhe servia o génio inesgotável. Por trás do homem tímido, que apreciava a solidão, havia um poeta a querer ser muitos, a fragmentar-se. Todas as vozes que criou ajudam a contar a história do maior poeta do século XX português. Mas apenas as mais importantes tiveram direito a biografia completa: Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Bernardo Soares. É delas que falamos aqui.

E Deus criou a mulher... ou talvez não

E Deus criou a mulher... ou talvez não

A desigualdade de género não só se mantém inquestionável como parece adensar-se em algumas partes do mundo. Homens e mulheres estão em patamares diferentes no mercado de trabalho e até dentro da própria casa. Mas até que ponto foram as religiões que condicionaram historicamente o papel da mulher? E como terão os homens influenciado a vida delas, tendo sido eles os fundadores das próprias religiões?

Outra Escola: o preço de escolher

Outra Escola: o preço de escolher

A vida é feita de escolhas. Algumas, talvez cedo demais. A falta de conhecimento e de experiência coloca os alunos, no final do nono ano, numa posição difícil e de consequências pesadas para o futuro: o que estudar a seguir? Entre os sonhos e o que " tem mais saídas " vai, muitas vezes, uma enorme distância, que uma escola muito formatada não ajuda a diminuir.

"Ensaio sobre a Cegueira": o romance de José Saramago em exposição

Como uma infeção, uma praga ou um vírus, a cegueira branca espalha-se rapidamente, de forma inexplicável e sem cura por uma cidade inteira. Fica-se cego na parábola de José Saramago e o mundo abre-se num abismo, a mostrar fragilidades e vulnerabilidades humanas, sociais e políticas. O cenário é apocalíptico. Só a uma personagem é permitido testemunhar o caos e manter a lucidez que abrirá caminho à salvação de todos e de cada um. A mulher do médico é a esperança nesta distopia do Prémio Nobel da Literatura, obra que guiou e inspirou cineastas e encenadores. Em 2015, também despertou os sentidos de um artista plástico. E assim nasceu uma exposição.

O verbo tratar e as expressões impessoais

O verbo tratar e as expressões impessoais

Sabemos todos que o predicado concorda sempre com o sujeito, porém, esta regra básica da gramática pode atrapalhar a sintaxe de frases em que os verbos são conjugados com um sentido especial. Vejamos este exemplo: Trata-se ou tratam-se de passos difíceis - o verbo deve ficar na 3.ª pessoa do singular ou do plural? Estamos perante uma expressão com sujeito indeterminado, e isso muda tudo, explica o "Cuidado com a Língua!".


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.