19/11/20

José Saramago, biografia do escritor da nova escrita

 

José Saramago, biografia do escritor da nova escrita

José Saramago, biografia do escritor da nova escrita

José de Sousa Saramago, nasceu em 16 de Novembro de 1922, na Azinhaga do Ribatejo, Santarém. Em 1998 recebeu o Prémio Nobel da Literatura, como reconhecimento de uma obra literária traduzida em mais de trinta línguas.

O Meu Livro - "A Metamorfose", de Franz Kafka

O Meu Livro -

Como um sonho absurdo e fantástico, a transformação de Gregor Samsa num inseto é o acontecimento anunciado nas primeiras linhas desta história breve, escrita em 1912, em vésperas da Primeira Guerra Mundial começar. A metamorfose do homem no animal que o repugna é uma metáfora de Franz Kafka sobre a condição humana, uma reflexão sobre a opressão e a solidão. Se esta é uma das obras mais discutidas do autor checo, para o escritor Jaime Rocha é aquela que mais o inspirou. Aqui explica porquê.

Os fatores do meio e os animais

Os fatores do meio e os animais

A temperatura e a humidade são os fatores do meio que mais influenciam o comportamento animal. Nas regiões frias, os mamíferos ficam com o pelo mais comprido, que pode até mudar de cor como camuflagem, as aves ganham uma plumagem mais densa e outros criam uma camada de gordura extra para isolamento. Outros ainda, para sobreviverem às baixas temperaturas, hibernam. Os animais que são sujeitos a muito calor e seca adotam a estivação, ficando também imóveis, e há os que certas optam por migrar para regiões mais favoráveis.

Doenças do sono que transtornam a vida

Doenças do sono que transtornam a vida

Narcolepsia, insónias e apneias do sono são doenças que afectam o sono de milhares de pessoas. Andreia Fonseca, Rui Cruz e Pedro Gonçalves são portugueses que sofrem destes problemas e que contam como vivem e tentam ultrapassar os seus efeitos diariamente.

A intemporal Maria Cachucha

A intemporal Maria Cachucha

Primeira pergunta: quem era a Maria Cachucha, com fama espalhada em Espanha, França e Portugal? Segunda pergunta: qual é o significado da expressão "é do tempo da Maria Cachucha"? E é por aqui que começa a explicação do "Cuidado com a Língua!".

Outras histórias

Outras histórias

Neste episódio vamos conhecer uma menina com 10 anos de idade que lida com falcões, um alemão que trocou um império ligado à moda, pelo Alentejo e uma coleção de onde se destacam pinturas de grandes mestres, peças de porcelana da China e relojoaria.

Sábado às 16:30h, na RTP3.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.