Os alunos do 3º ano revelaram os seus talentos, através dos trabalhos apresentados...
Parabéns meninos!
Os alunos do 3º ano revelaram os seus talentos, através dos trabalhos apresentados...
Parabéns meninos!
Há 85 anos atrás, no dia 30 de novembro falecia Fernando Pessoa!
Diz-se que a última frase que o poeta escreveu, em inglês foi: “ I know not what tomorrow will bring” , que em português significa : “ Não sei o que o amanhã trará”.Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar numa flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei da verdade e sou feliz.
Alberto Caeiro
2077 - 10 Segundos Para o Futuro
O Pineco - Jogos educativos digitais.
Desenvolvimento da comunicação aumentativa na sala Girassol
Partilha dos bonecos das preocupações que fizeram os alunos do 1.ºano da EB de Albarraque, após a exploração do livro "As preocupações do Billy" de Anthony Browne.
Obrigada meninos e professora Marisa Trigo
A DECOJovem disponibiliza gratuitamente o ebook Net Viva e Segura. «O número de portugueses que usa a Internet continua a crescer de ano para ano. Hoje, três em cada quatro portugueses utilizam a Internet todos os dias, sendo que 80% dos utilizadores da internet acedem através de smartphones. Vários estudos da DECO concluem que os consumidores estão mais preocupados com a privacidade e a segurança online. Mas fica sabendo que navegar na internet e participar nas redes sociais de forma segura é mais fácil do que parece. Existem ferramentas para te proteger e nós damos-te alguns conselhos muito práticos para gerires a tua informação e partilhas nas redes sociais. Contamos-te todos os segredos para utilizares a internet com segurança, privacidade e respeito» |
Divulgo a Conferência: “ENSINAR A LER LITERATURA NA ESCOLA: A PROPOSTA DO LETRAMENTO LITERÁRIO”.
2.º ano de escolaridade em tempos de pandemia: o papel da biblioteca escolar
Vivemos tempos estranhos e difíceis que terão repercussões ainda por determinar. No entanto, neste 1.º período letivo, as escolas deparam-se já com uma realidade preocupante, consequência de quase quatro meses de alteração do regime de aulas presenciais, e que se manifesta através de frágeis desempenhos ao nível da leitura de muitos alunos que frequentam hoje o 2.º ano de escolaridade.
De acordo com um estudo do Centro de Investigação e Intervenção na Leitura (CIIL) do Instituto Politécnico do Porto, de que a RBE é parceira, 27% dos alunos do 2.º ano das escolas do Porto revelaram um desempenho na leitura muito pobre. “Estas crianças leem tão devagarinho que não percebem aquilo que estão a ler”, diz a investigadora do Politécnico do Porto Ana Sucena Santos, que coordena este trabalho.
Os alunos que iniciaram no ano transato a aprendizagem do código alfabético, para qual o papel do ensino é especialmente relevante, viram subitamente interrompido o processo nos termos em que é habitualmente realizado. A aprendizagem da leitura requer um trabalho sistemático e articulado com o sistema de escrita e, apesar do esforço conjunto dos docentes e das famílias, verificou-se que, especialmente entre os alunos mais desfavorecidos, a qualidade de aprendizagem ficou comprometida, podendo conduzir a uma desmotivação em relação à escola em geral.
Se já é característica comum das turmas do 2.º ano de escolaridade a existência de alunos com grandes discrepâncias de performance ao nível da leitura, a conjuntura atual veio agravar esta questão. Por um lado, os que já demonstram uma grande desenvoltura a ler, passando pela escrita até ao manuseamento das ferramentas digitais e, por outro lado, os que, por dificuldades de índole diversa, não conseguiram acompanhar ou evoluir no grau de proficiência leitora e na eficiência da escrita. Para uns e para outros, há que continuar a minorar as dificuldades através de tarefas entusiasmantes, caso contrário as dificuldades tenderão a persistir ou até mesmo a aumentar.
O ano 2020-2021 apresenta-se assim como um ano particularmente desafiador para alunos e professores no 2.º ano de escolaridade, cujo trabalho na Recuperação e Consolidação das Aprendizagens ao longo do ano letivo deverá ser coadjuvado pelas bibliotecas escolares enquanto espaços agregadores de conhecimentos, metodologias e recursos diversificados, tal como preconizado no documento orientador emanado pela tutela.
“A integração, explícita e intencional, de competências nas áreas da leitura, dos media e da informação, em ambientes físicos ou digitais, em projetos e atividades, realizadas com e pelas bibliotecas escolares, constitui uma importante estratégia para o sucesso escolar e para o desenvolvimento pessoal e cultural dos jovens. Assim, através dos instrumentos de que dispõem, as bibliotecas escolares dão um contributo relevante para o desenvolvimento e a consolidação de aprendizagens significativas.“
A biblioteca escolar desempenha um papel importante, cabendo ao professor bibliotecário o papel de facilitador ao nível da disponibilização de material útil e necessário às aprendizagens. Nesta fase, convocam-se os professores bibliotecários a implementar atividades específicas no âmbito do reforço à aprendizagem da leitura, articuladas entre a sala de aula e a biblioteca, com a orientação do documento estruturante Aprender com a biblioteca escolar e o apoio dos sítios Aprender com a biblioteca escolar: Atividades e recursos e biblioteca escolar digital.
Disponibilizam-se algumas sugestões de recursos considerados úteis:
● A Rede Nacional CiiL - Centro de Investigação e Intervenção na Leitura - aposta na promoção das competências pré-leitoras e leitoras.
● A Plataforma LER - disponibiliza regularmente novos recursos para cada uma das suas etapas: PREPARAR, APRENDER, DESENVOLVER E REFORÇAR.
● AINDA ESTOU A APRENDER - é um recurso educativo, de acesso livre, que tem como finalidade principal apoiar a aprendizagem da leitura, nomeadamente em alunos que apresentam dificuldades (DAL).
● PINECO - Recursos Educativos Digitais - Esta plataforma conta com questões de Português, com níveis de dificuldade distintos.
● Histórias de AaZ para ajudar a ler melhor - constitui-se como um conjunto de vídeos de leitura acompanhada para todas as crianças que estão a iniciar-se na leitura. Incluem-se histórias lidas por autores como Luísa Ducla Soares, Alice Vieira ou José Fanha. As crianças podem também optar por ler sozinhas.
Todos estes recursos se encontram disponíveis a partir da biblioteca escolar digital, na secção curadoria de conteúdos, agrupados sob a etiqueta “Aprendizagem da leitura”.
Os meninos do Centro de Aprendizagem divertem-se com tinta e papel...
ganham competências pela arte!
O pré escolar continua com diversidade de técnicas de expressão plástica no âmbito do "Conhecimento do Mundo".