Um princípio/prática essencial do E@A |
Faça da aula síncrona um momento agradável
Gosta de ir para a sessão síncrona com os seus alunos? Gosta de estar lá? Anseia por comunicar com os seus alunos online da mesma forma que anseia por interagir com eles na sala de aula física?
Se tem dificuldade em gostar do ambiente virtual como professor, não é difícil de imaginar que esta dificuldade possa ser sentida também pelos alunos.
Quando ensina presencialmente, faz muitas coisas para que os alunos se sintam bem-vindos e confortáveis na sala de aula. Cumprimenta-os. Sorri. Estabelece contacto visual. Responde a perguntas. Mostra o seu apoio de inúmeras formas.
Aplique o mesmo princípio às suas aulas online. Um esforço consciente de as tornar mais convidativas e agradáveis torná-las-á provavelmente mais interessantes. Os alunos quererão estar na sua sessão online se transmitir confiança e otimismo no que diz respeito ao seu sucesso, se mostrar compreensão perante as suas dificuldades, se propuser tarefas e atividades estimulantes quer para a sessão síncrona quer para os momentos de trabalho assíncrono que se seguirão.
Ao tornar as suas aulas online mais agradáveis, faz com que os alunos queiram estar presentes e queiram participar no trabalho proposto. E os alunos têm de querer estar presentes antes de poderem aprender o que quer que seja.
|
Baseado e adaptado de Flower Darvy (consultado a 07.04.2020)
|
Educar para o futuro.
LeYa Educação. |
06/05/20
Educar para o futuro - aula síncrona - Leya educação
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.