03/10/19

Navio Escola Sagres

É o navio mais bonito do mundo e é português. Falamos do Navio Escola Sagres.
Foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, para desempenhar funções de navio-escola da Marinha Alemã.
No final da II Guerra Mundial, foi capturado pelas forças dos Estados Unidos, sendo vendido à Marinha do Brasil em 1948 por um valor simbólico de $5.000 dólares.
No Brasil foi baptizado de Guanabara, servindo como navio-escola até 1961, data em que foi adquirido por Portugal por 150.000 dólares para ser usado em substituição do Sagres II.
Muito se ficando a dever o êxito desta compra à acção empenhada do Dr. Pedro Teotónio Pereira, na altura Ministro da Presidência e um grande amante da vela. O navio recebeu o mesmo nome do antecessor, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa em 8 de Fevereiro de 1962.
Ao serviço da marinha portuguesa já deu três voltas ao mundo, a primeira em 1978/1979 e a segunda em 1983/1984. Das três viagens à volta do mundo, a última, em 2010, foi a mais longa, demorando 344 dias, durante os quais a Sagres passou por 31 portos e percorreu quase 73 mil quilómetros.
Com a bandeira de Portugal, o Sagres já foi alvo de diversas homenagens e alcançou inúmeros prémios. Em 2008 o Prémio Defesa Nacional e Ambiente, o esforço de redução do impacto ambiental da operação do navio levou a que lhe tenha sido atribuída a Bandeira Azul e o Boston Teapot Trophy em 2009 , e o Blue Flag Scheme da Sail Training International em 2010, tendo sido o primeiro grande veleiro do mundo a ser distinguido pela STI.
O Infante D. Henrique, figura de proa do NRP Sagres, terceiro filho de D. João I, foi o grande impulsionador dos descobrimentos portugueses. No início da expansão portuguesa em África, participou ao lado de seu pai na conquista de Ceuta, em 1415. Durante este período, Portugal consolida a sua opção atlântica, já patente aquando da aliança com Inglaterra, estabelecida em 1373.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.