18/02/18

Organização das BEs do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva


As pessoas fazem a biblioteca... As bibliotecas do Agrupamento são inclusivas, com o código ColorADD para daltónicos.
São as bibliotecas do século XXI. Bibliotecas que tiram as ideias da prateleira, desarrumam preconceitos e unem as comunidades.
No processo de catalogação dos livros das bibliotecas do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, as professoras bibliotecárias com formação especializada, efetuam a sua pesquisa, para importação, nas BLX (bibliotecas de Lisboa).
Estas bibliotecas são a vozes das comunidades. Aqui se cruzam geraçãoes, interesses e expectativas: a alegria das crianças, a irreverência dos jovens, as necessidades profissionais dos adultos e a tranquilidade dos mais velhos.

"CDU" O QUE É A CLASSIFICAÇÃO DECIMAL UNIVERSAL 
A Classificação Decimal Universal (CDU) é um sistema que possibilita a uniformização dos critérios de classificação dos documentos. Baseia-se no conceito de que o conhecimento pode ser dividido em 10 classes principais, e estas podem ser subdivididas em subclasses, numa hierarquia decimal. É o sistema de classificação utilizado na nossa biblioteca. As principais tabelas da CDU são:  0 Generalidades. Informação. Organização.  1 Filosofia. Psicologia.  2 Religião. Teologia  3 Ciências Sociais. Economia. Direito. Política. Assistência Social. Educação.  4 Classe vaga. (não é utilizada)  5 Matemática e Ciências Naturais.  6 Ciências Aplicadas. Medicina. Tecnologia.  7 Arte. Belas-artes. Recreação. Diversões. Desportos.  8 Linguagem. Linguística. Literatura.  9 Geografia. Biografia. Historia. Os documentos são classificados de acordo com o assunto principal que determina a cota que lhes é colocada na lombada e são arrumados na estante com o número de CDU que lhes é atribuído.

 

Catalogação dos livros da biblioteca escolar no programa Biblionet 











 Bandas com ordem alfabética para os alunos procurarem os livros autónomamente






Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.