09/02/18

Literacia da informação - pré escolar e 1º ciclo

Vivemos numa era marcada pela informação e pelo digital em que, mais do que nunca, é necessário desenvolver metodologias e práticas adaptadas às necessidades de aprendizagem e formação dos alunos, hoje muito diferentes das que existiam no passado.
A função educativa da escola tornou-se, nos nossos dias, mais complexa e abrangente, tendo de associar ao currículo novos e múltiplos saberes e competências. O exercício desta função exige a criação de cenários de aprendizagem inovadores, a integração de recursos educativos diversificados e a exploração e uso informado e crítico dos novos ambientes digitais. A biblioteca escolar deve ser capaz de dar resposta a estas necessidades e de promover a mudança, quer em áreas tradicionais de trabalho, quer naquelas que emergem do uso massificado das tecnologias e que exigem novas literacias.
Semanalmente, os alunos deslocam-se  à biblioteca, a fim de obterem competências na área da literacia da informação. De forma lúdica, os pequeninos do pré escolar desenvolvem competências tecnológicas. Os mais crescidos, aprendem conteúdos inerentes à sua formação cívica e académica.







































Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.