Vivemos numa era marcada pela informação e pelo digital em que, mais do
que nunca, é necessário desenvolver metodologias e práticas adaptadas às
necessidades de aprendizagem e formação dos alunos, hoje muito diferentes das
que existiam no passado.
A função educativa da escola tornou-se, nos nossos dias, mais complexa
e abrangente, tendo de associar ao currículo novos e múltiplos saberes e
competências.
O exercício desta função exige a criação de cenários de aprendizagem inovadores,
a integração de recursos educativos diversificados e a exploração e uso informado e
crítico dos novos ambientes digitais.
A biblioteca escolar deve ser capaz de dar resposta a estas necessidades e de
promover a mudança, quer em áreas tradicionais de trabalho, quer naquelas que
emergem do uso massificado das tecnologias e que exigem novas literacias.
Semanalmente, os alunos deslocam-se à biblioteca, a fim de obterem competências na área da literacia da informação. De forma lúdica, os pequeninos do pré escolar desenvolvem competências tecnológicas. Os mais crescidos, aprendem conteúdos inerentes à sua formação cívica e académica.
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