A literacia tem sido muitas vezes associada às competências de leitura e
escrita, mas o âmbito deste conceito tem-se alargado. Os novos métodos de ensino e de aprendizagem remetem para práticas de pesquisa que geram informação e conhecimento. Em contexto escolar, os alunos podem desenvolver e aperfeiçoar as suas capacidades e competências cognitivas e literácicas
nas várias áreas do Saber.
No projeto "Pesquisar para aprender", os alunos do 4º ano, com a ajuda da professora bibliotecária, fizeram um trabalho de pesquisa, utilizando o modelo de pesquisa big 3. As perguntas de partida foram: O que é a ONU? Quantos países fazem parte da ONU' Quais os países pertencentes à ONU?
big 3
Planificar - O que quero saber? Que fontes vou consultar?
Fazer - Pesquiso as fontes; seleciono as fontes fidedignas (confiança, veracidade); tiro apontamentos; comparo a informação, não plagio (é crime).
Rever/avaliar - Revejo o trabalho e avalio. Dei resposta à questão inicial?
Referências bibliográficas - Referencio as fontes de onde tirei a informação, com as normas APA (autor, data).
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.