05/12/16

Semana da inclusão

Nota Introdutória:
A Inclusão de todos os alunos e o reconhecimento efetivo do direito às suas
diferenças traz com frequência constrangimentos, tanto à Escola como ao próprio aluno.
Por um lado, a Escola não consegue aplicar o currículo habitual a estes alunos; Muitos
dos adultos têm dificuldade em fazer-se obedecer por eles. As outras crianças queixam-se da
sua forma de participar nas brincadeiras. Pelo outro lado, o aluno frequentemente não percebe
a maior parte das atividades, desinteressa-se destas e exibe comportamentos desajustados.
Considera muitas vezes que os outros não gostam dele.
Uma comunidade educativa verdadeiramente INCLUSIVA promove melhores respostas
ao adequar as suas práticas à diversidade do seu universo, ao gerir eficazmente os seus
recursos, ao promover a colaboração, ao criar pontes de comunicação com as famílias,
com os colegas, com outros profissionais da área e ao conhecer melhor os alunos nas suas
características, nas suas capacidades e motivações.
É com esta convicção que mais uma vez vos convidamos a participar nas atividades do
dia da Inclusão.
Objectivos:
 Consciencializar professores, alunos e assistentes operacionais sobre o processo de
Inclusão Educacional;
 Favorecer a interação entre as crianças, para conhecer e respeitar as diferentes
individualidades;
 Estimular a imaginação e a socialização entre crianças;
 Vivenciar as dificuldades do “outro”;
 Aumentar o convívio entre as crianças;
 Sensibilizar para a inclusão.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.