23/09/15

Pordata Kids

Chama-se Pordata Kids e tal como a base de dados ‘mãe’ pretende dar a conhecer 

Portugal e a Europa através de números, percentagens e muitos dados estatísticos. A organização por temas – população, saúde, cultura e deporto, educação, ambiente, etc. – repete-se tal como acontece no Pordata. Mas toda a linguagem, imagem, apresentação e seleção de indicadores foram trabalhados de forma a serem acessíveis a crianças entre os 8 e os 12 anos, que tipicamente estão no 3.º ao 6.º anos de escolaridade.

A faixa etária não foi escolhida ao acaso. “Para conseguirem consultar a plataforma as crianças têm de saber ler e conhecer os números. E estas são idades em que têm uma curiosidade natural em saber mais sobre o que os rodeia”, explica Maria João Valente Rosa, diretora do Pordata, o portal de acesso livre, lançado em 2010, e que reúne estatísticas oficiais sobre Portugal e a Europa, fornecidas pelo Instituto Nacional de Estatística e dezenas de outros organismos


A ideia, continua a diretora, é que o Pordata Kids seja utilizado nas escolas, mas também em casa e que sirva de “ligação entre crianças, pais e avós”, a partir de perguntas que se façam ou temas que se discutam. Para facilitar o acesso, os indicadores não são apresentados pelo nome, como acontece no Pordata, mas através de perguntas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.