Deixamos algumas
sugestões que o poderão auxiliar nesse trabalho de parceria.
Quando os alunos se
encontram na pré ou no 1.º ano, recomendamos o sítio http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/caminhodasletras/, da
responsabilidade do Plano Nacional de Leitura, repleto de atividades lúdicas
que facilitam a aquisição da leitura.
Para treinar a dicção,
apostem nos trava e destrava línguas. Aqui fica um exemplo do livro
“Trava-línguas”, de Luísa Costa Gomes e
Jorge Nesbitt, em versão digital: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=travalinguas
Outra hipótese é a
leitura de listas de palavras difíceis: reverberação,
eletroencefalograma, palimpsesto… Quanto mais difíceis, melhor!
Finalmente uma ferramenta
digital que poderá ajudar a desenvolver a fluência leitora: http://www.spreeder.com/app.php
Introduz texto e vai controlando a velocidade a que lê.
Repare que todas estas
sugestões apresentam um potencial de carácter lúdico, ou seja, o treino de
leitura poderá converter-se num momento descontraído em família, aLer+!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.