20/12/25

Festas felizes! Boas leituras!

O corpo docente e as assistentes operacionais desejam a toda a comunidade um feliz Natal e Próspero Ano Novo!



 

Momentos...


 Surpresas e momentos musicais.

Obrigada Associação de Pais pela colaboração.





!



Requisição domiciliária na BE








As requisições domiciliárias ocorrem quinzenalmente na biblioteca.

Reforçam-se as regras a ter em conta, partilham-se gostos literários, explica-se a disposição das estantes e identificação das prateleiras,… deixa-se que os pequenos leitores escolham o seu livro que permanecerá na sua companhia por um tempo específico.

Neste final de período, as requisições domiciliárias já se fazem de uma forma mais autónoma por parte dos alunos dos 3° e 4° anos, contando sempre com um acompanhamento indireto por parte da equipa da Biblioteca Escolar.

Esta atividade reforça o papel da biblioteca como espaço de descoberta, imaginação e promoção do gosto pelo livro e pela leitura.

Desejamos leituras  felizes!📗📚





Magia na biblioteca...

 A magia do Natal chegou à biblioteca FFMorais🎄. 

Conversas sobre as tradições natalícias, e, por fim,   todos os alunos se deliciaram com  bonitas histórias de partilha, amizade e amor ao próximo.

 A mãe Natal implementou o verdadeiro espírito natalício no 1° ciclo! 

A Educadora Manuela Brito encantou os pequeninos do pré escolar❤️.

Desejamos a todos os alunos um mágico Natal!💗












Atividades Natalícias


 É Natal! As escolas são enfeitadas com a arte dos alunos...

O teatro veio à escola...

Dias felizes de partilhas e amor...❤️💗🥰

Almoço de Natal

 Bibliotecaescolar Fernandoformigalmorais .

Almoço de Natal do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva

Muita risada, alegria, empatia, partilha e espírito natalício. Um Agrupamento de afetos. 

Obrigada às organizadoras e a quem promoveu este encontro...❤️









18/12/25

Livros, leituras e famílias...

 2025-12-17.png

A relação das crianças e jovens com os livros começa, muitas vezes, muito antes da escolha individual: nasce nas conversas em família, nos gestos de partilha e nas pequenas decisões sobre quais serão “os próximos livros lá de casa”.

As bibliotecas escolares podem desempenhar um papel determinante neste processo, criando oportunidades para que pais e encarregados de educação conversem, reflitam e se sintam mais confiantes na escolha de livros adequados à idade, interesses, motivações e necessidades de leitura dos seus filhos.

Este envolvimento familiar, além de reforçar hábitos de leitura, contribui para que a criança percecione a leitura como uma prática social valorizada e significativa.






06/12/25

Natal...a chegar ...

 A magia do Natal entrou na sala D, educadora Carmo Coelho. 🪄🎄

"Andamos muito atarefados a preparar e a alinhavar o Natal 😄.

Alinhavar é uma atividade que desenvolve competências importantes para o desenvolvimento da criança. Alinhavar ajuda a desenvolver a concentração, a destreza manual, a coordenação olho-mão e promove a capacidade da escrita".

Muito empenho profissional! Parabéns e obrigada pela partilha! 🎄❤️






05/12/25

3 de dezembro

 O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinala-se a 3 de dezembro. Como crianças que somos, temos a responsabilidade nas nossas mãos de tornar o futuro com cidadãos mais inclusivos, respeitadores e sobretudo solidários. Trabalhámos uma história sobre a temática e fomos completar o mural da escola com um papagaio que voará sonhos, descobertas, desejos, amizade, solidariedade, compreensão…Parabéns pela iniciativa, meninos do 4° ano e professoras Andreia Guerreiro e Sandra Domingues. Juntos somos mais fortes na inclusão!❤️








Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

 No dia 3 de dezembro assinalámos o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para celebrar esta data, a Associação de Pais, em parceria com o Grupo de Educação Especial, criou um placar aberto à comunidade, onde todos puderam partilhar o que para si significa diversidade e inclusão.

Nas turmas, foi trabalhada a história O Papagaio de Papel – Três Estrelinhas, que aborda a diferença, a amizade e o respeito pelo outro. Depois da leitura, cada turma construiu, em grupo, o seu próprio papagaio de papel, simbolizando união, criatividade e o valor de cada aluno.

Esta iniciativa reforçou a importância de uma escola que acolhe todos e onde a inclusão se pratica diariamente. Parabéns a todos os docentes e às docentes de educação especial, Armanda e sua equipa! Juntos somos mais fortes na inclusão!❤️