A primeira campanha eleitoral em democracia
Marcadas as primeiras eleições livres para 25 de abril de 1975, partidos e Movimento das Forças Armadas (MFA) saíram à rua e percorreram o país para apresentar projetos e ideias, mas também para explicar o que era o processo eleitoral.
Das plantas aos fármacos – o percurso
Ao longo de milénios os tratamentos das doenças passaram pelas mãos de curandeiros, religiosos, boticários, médicos. Seguiram o caminho da planta à molécula. Nos laboratórios, a biotecnologia ajuda-nos a evoluir, sempre a partir da biodiversidade - essa farmácia a céu aberto onde continuamos a procurar a cura.
Histórias do Ano Novo Chinês
Começamos por te contar a lenda chinesa que pôs dragões de papel a dançar, lanternas vermelhas a baloiçar e tambores a rufar para afastar maus espíritos e saudar o ano novo. Envolve um gigante chamado Nian que engolia seres humanos inteiros e de uma só vez. Quando descobriram que ele tinha medo do vermelho e de ruídos fortes, as pessoas vestiram roupas desta cor e fizeram muito barulho. O monstro ficou tão assustado que nunca mais apareceu e também nunca mais ninguém se esqueceu desse dia. Na primeira lua nova do ano, fazem a festa mais importante da sua cultura. Que o digam estas crianças chinesas que vivem em Portugal.
A primeira partida para França
As tropas do Corpo Expedicionário Português (CEP) foram transportadas para França a partir de 30 de janeiro de 1917. O primeiro grupo seguiu quase em segredo, de forma a assegurar a "rapidez e boa ordem”, segundo o argumento do governo.
O negócio que veio da China
Não é um negócio qualquer, mas o que todos ambicionam fazer. Começou no século XVI e, ainda hoje, tem fama de pechincha. É certo que as mercadorias que nos chegam já não são tão invulgares como eram os exóticos artigos desses tempos passados, em que o mundo ainda se estava a descobrir. Os portugueses aproveitaram a oportunidade e chamaram-lhe "negócio da China". E se o negócio for um elefante branco? Cá temos outra expressão com história - esta vinda do Sião -, para o "Cuidado com a Língua!" contar aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.