Fluência e compreensão da leitura
Leitores fluentes são capazes de identificar as palavras de forma precisa e automática. Libertam, assim, recursos cognitivos para a compreensão da leitura. Por essa razão, a fluência de leitura tem de ser sistematicamente trabalhada em contexto de sala de aula.
1. Fluência de leitura
A fluência de leitura de textos refere-se à capacidade de ler um texto de forma precisa e com velocidade e expressividade adequadas. Distingue-se da fluência de leitura de palavras pelo facto de, nesta, as palavras serem apresentadas de forma isolada ou em formato de lista, não existindo qualquer relação entre elas.
2. A importância da fluência de leitura para a compreensão da leitura
A compreensão da leitura é um processo complexo. Requer a ativação de processos considerados básicos, como a identificação de letras e o reconhecimento de palavras, e de processos de ordem superior, como a realização de inferências.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.