28/05/21

RTP ENSINA - Partilha educativa

 

Vhils, o artista que veio do graffiti

Vhils, o artista que veio do graffiti

Juntou cinco letras ao acaso e criou uma assinatura inconfundível na arte urbana. Vhils é sinónimo de intervenção e rebeldia, mas também de humanização da cidade. Onde há esquecimento e degradação, o artista estimula a reflexão com os seus retratos esculpidos nas paredes velhas.

Quantos somos e quantos vamos ser?

Quantos somos e quantos vamos ser?

Enquanto o número de habitantes do planeta vai continuar a crescer, em Portugal vai diminuir, tal como no resto do continente europeu. É uma tendência das últimas décadas e as estimativas apontam para que assim continue ao longo do século XXI. Como se configura o mundo nas próximas décadas?

A mensagem de Adolfo Casais Monteiro no poema "Europa"

A mensagem de Adolfo Casais Monteiro no poema

Não encontramos harmonia neste poema escrito nos últimos anos da Segunda Guerra Mundial. O momento é trágico e as palavras do poeta violentas, secas, lúcidas. Consciência a arranhar a poesia, a imprimir-lhe outra métrica, outro vigor. Contra a tirania, contra a repressão, Adolfo Casais Monteiro faz versos para um mundo novo, de paz e liberdade.

Histórias do Ano Novo Chinês

Histórias do Ano Novo Chinês

Começamos por te contar a lenda chinesa que pôs dragões de papel a dançar, lanternas vermelhas a baloiçar e tambores a rufar para afastar maus espíritos e saudar o ano novo. Envolve um gigante chamado Nian que engolia seres humanos inteiros e de uma só vez.

Explorar oriente sem ficar desorientado

Explorar oriente sem ficar desorientado

Como verdadeiros exploradores da língua, basta seguir a palavra oriente e vamos dar à mais antiga dinastia do mundo, terra de imperadores onde o sol nasce todos os dias. Do latim orior, o vocábulo tinha as coordenadas que os antigos precisavam para não se desorientarem nas suas longas viagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.