15/01/21

RTP ENSINA

 

Alcobaça, a casa de Pedro e Inês

Alcobaça, a casa de Pedro e Inês

Por vontade do primeiro rei de Portugal nasce a monumental abadia de pedra branca. Oito séculos depois, a obra-prima da Arte Gótica Cisterciense é classificada como Património da Humanidade. E é aqui, no Mosteiro de Alcobaça, que repousa a bela história de amor de Pedro e Inês.

O apoio das classes dirigentes a Filipe I de Portugal

O apoio das classes dirigentes a Filipe I de Portugal

A falta de dinheiro para pagar o resgate dos nobres que ficaram prisioneiros em Alcácer Quibir levou muitas famílias a passar para o lado de Filipe I de Portugal, que prometeu pagar os resgates. De um modo geral, todas as classes dirigentes do país ficaram interessadas numa integração do país no reino de Filipe II de Espanha, uma monarquia que controlava diversos países e ducados europeus e estendia o seu império à América do Sul, onde tinham sido descobertos prata e ouro.

Preparar um país para eleições

Preparar um país para eleições

Para realizar as eleições da Assembleia Constituinte, no dia 25 de Abril de 1975, assistiu-se a um gigantesco trabalho de preparação e informação, com o objetivo de recensear a população e explicar como tudo iria decorrer.

O médico dos tubarões

O médico dos tubarões

É um dos pioneiros da medicina marinha em Portugal. O veterinário Nuno Marques Pereira trata e ajuda a prevenir doenças que possam afetar o bem-estar das criaturas que habitam e se reproduzem no Oceanário de Lisboa. Com 20 mil metros quadrados, o Oceanário enche-se com 7.500 mil litros de água divididos por mais de 30 aquários. Ali vivem oito mil organismos, entre animais e plantas pertencentes a 500 espécies.

O que acontece na sala dos Passos Perdidos?

O que acontece na sala dos Passos Perdidos?

Deambulemos por esta sala, à procura dos passos desta história que não é nenhuma ficção. A mais conhecida fica na Assembleia da República, onde os passos perdidos que por lá andam pertencem a deputados, membros do Governo e jornalistas. Por que motivo se chamará assim? É melhor parar já aqui e ouvir as explicações do "Cuidado com a Língua!". O caminho está livre e é todo teu.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.