04/06/18

Pré-escolar - Lya / Lia : Visita da ilustradora-escritora Margarida Botelho



Lia / Lya é o terceiro livro da coleção ENCONTROS, um projeto artístico de intervenção comunitária que assenta na recolha de histórias de vida originárias de geografias lusófonas, narradas na primeira pessoa, através de diários gráficos. 
Em 2013, Margarida Botelho e Mário Rainha Campos viajaram até Atecru, uma pequena e isolada aldeia piscatória situada na ilha de Ataúro, em Timor-Leste. 
O livro Lia/Lya, refletindo a visão do ENCONTROS, nasceu a partir das vivências dos dois arte-educadores junto dessa comunidade. Lya é uma menina mergulhadora que vive no Sudeste Asiático, num dos países mais jovens do mundo, chamado Timor-Leste. Lia é outra menina, que vive na Europa, em Portugal. Ambas iniciam, em lados opostos do livro, uma viagem para o encontro!
MARGARIDA BOTELHO nasceu em Almada, em 1979. Licenciada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Sequential Design/ illustration pela Universidade de Brighton. Desde 2005 que publica livros para o público infantojuvenil onde constrói as palavras e as imagens dessas casas/livros.
Tem sete livros publicados em Portugal como escritora e ilustradora: “Os Lugares de Maria", "A Casa da Árvore", "A Coleção", "As Cozinheiras de Livros", "Eva/Eva", “Yara/Iara”, “Lya/Lia”. 
Recentemente esteve a trabalhar com a Unesco em projetos de intervenção comunitária através da arte desenvolvendo uma nova coleção de livros Poka Pokani em Moçambique, no Brasil, na Índia e em Timor-Leste. 

"Uma das cenas do livro Lya-Lia inspirada na observação diária das crianças mergulhadoras em Ataúro, Timor-Leste. Cada uma tem uns óculos feitos de madeira e fundos de garrafa assim como uma arma de madeira que funciona na perfeição para obter o peixe para as refeições que tivemos o privilégio de saborear…" (Margarida Botelho)



Margarida Botelho esteve na nossa escola e contou-nos a história Lia/Lya. Gostámos muito!










Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.