24/05/16

Aprender com a biblioteca escolar - Literacia da informação

ELABORAÇÃO DE CARTAZES
Tendo a escola, a missão de preparar os alunos para a aprendizagem ao longo da vida, como forma de encontrar resposta para as vertiginosas alterações a que os cidadãos estão sujeitos, a literacia da informação  tem vindo a assumir uma crescente importância. Assim, genericamente, podemos definir literacia de informação como a capacidade para localizar, avaliar e utilizar a informação de forma eficiente. Participando na missão de apoiar o currículo, a Biblioteca Escolar envolveu os alunos do 4º ano na "semana da literacia da informação". Subjacente ao tema "POLUIÇÃO" os  alunos, em trabalho de grupo, pesquisaram, seleccionaram, avaliaram a informação, e, por fim, elaboraram cartazes que irão ser votados pela população escolar. O Sherk e o Burro foram os protagonistas da ação. Entre outras competências, os alunos aprenderam: abrir uma pasta, pesquisar imagem, copiar, colar, mudar a cor de fundo, selecionar, guardar documentos, escrever na nuvem...Agradecemos à professora bibliotecária, Cristina Faleiro, da Escola Secundária Alberta Menéres, pela ajuda preciosa que nos deu.

A colaboração é o santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004)

















21/05/16

20/05/16

Projeto "Newton Gostava de Ler"

O projeto "Newton Gostava de Ler" desenvolvido pelas professoras bibliotecária do Agrupamento, continua a ser muito bem aceite pelos docentes e alunos. Este, é desenvolvido em parceria com o Centro de Ciência Viva de Sintra, aliando a leitura à ciência experimental. Aqui fica o registo da EB de Manique de Cima.

Obrigada, meninos e professoras, pela recepção e entusiasmo...




14/05/16

Na despedida - "Miminhos para António Mota"

Na despedida, o autor deixou o seu registo no "livro de honra",  recebeu a sua caricatura, efetuada pelo professor Tiago e também um quadro elaborado pelos alunos do 4º ano.








Preparamos a vinda de António Mota

O escritor António Mota esteve na biblioteca, e para o recebermos, ornamentamos a nossa biblioteca com algumas obras do autor. 












António Mota na Biblioteca

António Mota é um dos escritores portugueses mais conceituados de literatura para a infância e juventude. Vencedor de vários prémios, dos quais se destacam: Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1983) para ‘O Rapaz de Louredo’; Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990) para ‘Pedro Alecrim’; Prémio António Botto (1996) para ‘A Casa das Bengalas’; Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (2006, categoria  Livro Ilustrado) para ‘Se eu fosse muito magrinho’. 
Esteve na nossa biblioteca, para encontros com alunos de 3º e 4º anos, numa iniciativa que visa fomentar o gosto pela leitura de crianças e jovens.
 Obrigada Câmara Municipal de Sintra, nossa parceira educativa, pelo projeto "Os escritores vão à escola".
O autor ficou encantado com as apresentações dos alunos: A Galinha Medrosa, O Rebanho Perdeu as Asas, A Velha e o Garrafão, Max e Achebiche...Também a entrevista conduzida pelos alunos do 4º ano mereceu destaque. Por fim, a sessão de autógrafos.     Algumas imagens...