03/12/14

Formar Crianças Leitoras

Formar Crianças Leitoras
Família, Escola e Bibliotecas de mãos dadas com a leitura. De que forma, podem as famílias, as bibliotecas escolares, as bibliotecas públicas e a escola, em conjunto, promover o desenvolvimento de competências de Leitura? Os caminhos para a formação das crianças e jovens leitores começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, disponibilizando livros e desenvolvendo desde cedo, rotinas e hábitos de leitura. As crianças fazem-se leitoras no colo dos seus pais. Depois esses caminhos passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e estendem-se às bibliotecas, com o apoio permanente dos bibliotecários.
De que forma as famílias desenvolvem o gosto e a criação de hábitos de leitura? De que forma a escola e as bibliotecas podem ajudar as famílias nessa tarefa? Acreditamos que a leitura é importante, que produz conhecimento, que desenvolve competências várias ao nível da compreensão, da inteligência, da comunicação com os outros, da imaginação e da criatividade, do vocabulário... Então porque não gostam algumas crianças de ler?
A leitura deve ser uma atividade quotidiana na família. A família deve promover e facilitar o contato da criança com o livro desde muito cedo. Quando crescemos com livros, criamos rotinas diárias de leitura.
Um leitor forma-se desde o berço. Nos primeiros anos de vida da criança, o livro deveria fazer parte do seu mundo, como mais um brinquedo ou como um jogo, fazendo a criança descobertas sucessivas e enriquecedoras em redor do livro.

Cinco passos para que os seus filhos se tornem bons leitores: 1.Inclua os livros no dia-a-dia das crianças; 2.Torne a leitura uma atividade divertida; 3.Guarde alguns minutos para ler com a criança; 4.Visite as Bibliotecas; 5. Ofereça livros às crianças.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário e não te esqueças de assinar.