13/04/16

No início era a semente...

Cumprindo a sua missão de apoiar as atividades curriculares, a Biblioteca da EB Fernando Formigal de Morais, solicitou a exposição "No início era a semente", ao Centro de Ciência Viva de Sintra.
Esta exposição conta a história de uma semente desde a sua formação até se tornar uma planta adulta.
A interação que existe desde o seu início até ao final entre as crianças e os materiais expostos, facilita as asprendizagens, tornando-as motivadoras e reais.
Conceitos como "polinização", "germinação", "plântula" já não são desconhecidos para os alunos que visitaram a exposição.














12/04/16

No início era a semente - Exposição 2º dia

A presente exposição surge na sequência da chegada da primavera e da leitura dos livros  "Ainda Nada" de Christian Voltz, e “A Viagem da Sementinha” de Maria Isabel Loureiro, obras que integram a lista de “Obras e Textos para a Educação Literária”.
Pretende-se, de uma forma singela, complementar a aprendizagem proporcionada pela leitura da obra, que relata a história de uma semente de trigo, bem como contextualizar a visita à exposição, patente na Biblioteca Escolar, “No Início era a Semente”, do Centro de Ciência Viva de Sintra.


















11/04/16

Sensibilização para a exposição. História "Ainda nada".











Exposição - Centro de Ciência Viva de Sintra



A partir de hoje, 2ª feira, dia 11.04, encontra-se patente, na Biblioteca Escolar da EB Fernando Formigal de Morais, a exposição “No início era a semente” do Centro de Ciência Viva de Sintra. Esta exposição, que já passou por muitas outras escolas, vai ser visitada pelas turmas do pré escolar e 1º ciclo. A exposição permite que os alunos tenham uma visão muito concreta do ciclo de vida das plantas desde o processo de polinização, passando pela germinação, pela plântula até chegar a uma planta adulta. Para além de dois filmes que mostram o processo de polinização e de germinação das plantas, os alunos são confrontados com atividades práticas e interativas que lhes possibilitam o conhecimento de diferentes tipos de sementes bem como as diversas formas como elas se dispersam. De entre outras atividades, os alunos podem, também, observar, com recurso a uma lupa binocular, pormenores de uma semente de feijão não percetíveis a olho nu. Para se perceber melhor a importância de fatores como a água, o oxigénio e a temperatura na germinação de uma planta, estão expostos vários exemplos de plantas que se estão a desenvolver em diferentes condições – milho e ervilhas em solo de areia, devidamente regado, por exemplo, e várias sementes de ervilha em diferentes estádios de evolução. 
Esperamos que os nossos alunos saiam enriquecidos!!!!
Área de anexos

07/04/16

6 de abril... “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir” Iniciativa de sensibilização para o acolhimento de refugiados.

Na nossa escola aderimos/dinamizamos a atividade  proposta pela  Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR), ao Alto Comissariado para as Migrações, “E se fosse eu? Fazer a mochila e partir”...

Convidamos os alunos a levar uma pequena mochila com os objetos que levariam na mochila e dizer como pensam que seria sobreviver só com esses parcos pertences. Visualizamos um vídeo, seguido de um pequeno debate sobre o assunto... A D. Cassilda, AO, que também "fugiu" da guerra, deu o seu testemunho muito interessante...

"Esta é uma iniciativa de sensibilização, mobilização e educação para a cidadania, que pretende demonstrar às crianças e aos jovens as dificuldades pelas quais os refugiados passam para fugir da guerra. 
Esta atividade tem como objetivo, sensibilizar as crianças e os jovens para a realidade dos refugiados, promovendo assim o compromisso de os receber de forma respeitadora e concretizando os princípios de uma sociedade democrática e inclusiva.

... Acreditamos que esta é uma causa à qual a Escola não deve ficar indiferente."

Aqui fica algum registo das atividades de hoje...

























04/04/16

Rede de Bibliotecas Escolares

Catálogo infantil 2016
Este catálogo traz novidades que vão agradar às crianças e dar suporte a professores, bibliotecários, pais e educadores em geral. Para facilitar a consulta, os livros foram organizados por faixa etária, seguindo as etapas de aquisição de competência leitora propostas pela crítica literária e professora Nelly Novaes Coelho. É sempre bom lembrar que esse percurso não é rígido. Cada leitor faz-se no seu ritmo, de acordo com suas aptidões e com os estímulos recebidos. Só o educador pode indicar os títulos mais significativos e adequados para as suas turmas.