31/05/18

Pré-escolar B - "Ainda nada?"


De manhã, bem cedo, o senhor Luís cavou um buraco enorme na terra. Neste buraco enorme, o senhor Luís deixou cair uma sementinha, cheio de esperança...  

Sob o olhar expectante de um pássaro, dia após dia, o desejo de ver crescer a flor que nasceria do chão vai aumentando. Ainda nada?, perguntava ele todas as manhãs ao ver que a semente não brotava. Até que um belo dia... 

 “Ainda nada?” é um texto simples que encerra uma grande mensagem: a descoberta da paciência e a virtude da perseverança para nos reconhecermos no mundo. Através do processo do nascimento e do crescimento de uma semente, Christian Voltz constrói uma metáfora da própria vida, com as suas satisfações e as suas frustrações. 

As suas ilustrações originais, ornamentadas com jogos tipográficos, combinam a mistura de elementos em relevo, de que se destacam o arame e os materiais reciclados. Simples, mas não simplistas, atingem um elevado grau de atracção e ternura. 

CHRISTIAN VOLTZ (Estrasburgo, 1967) 

Assim desenvolvemos um pequeno projeto com base nesta história:





















Pré-escolar C - Dia Mundial da Diversidade Cultural

A turma C, do Pré-escolar, apresentou o projeto sobre o Dia Mundial da Diversidade Cultural, sobre o Alentejo e o Algarve.
Fizemos algumas observações no mapa de Portugal para percebermos a localização das regiões que íamos trabalhar, as paisagens, a gastronomia, os animais, o nome de algumas cidades…
A colaboração das famílias foi fundamental para a realização de trabalhos sobre os temas que escolhemos para trabalhar relativos ao Alentejo e ao Algarve.
Foi um projeto que trabalhamos com muito entusiasmo e empenho.




Na divulgação do nosso projeto, apresentámos a toda a escola a canção "Eu ouvi um passarinho", uma moda do Cante Alentejano.




30/05/18

Margarida Botelho na biblioteca no dia 04.06.2018

Margarida Botelho
É uma escritora portuguesa, que  nasceu em Almada em 1979.

Licenciada em Arquitetura pela Universidade Técnica de Lisboa, tem mestrado em Design/ illustration pela Universidade de Brighton.  Desde 2005 que publica livros para o público infantil, construindo as palavras e as imagens dessas casas/livros.  Desenvolve experiências educativas com várias comunidades e idealiza e realiza projetos artístico-educativos em bibliotecas, escolas, centros culturais e sociais, museus em Portugal e noutros países.  Com outros autores criou o projeto Encontros que foi realizado em Moçambique, na Índia, no Brasil e em Timor-Leste. Destas viagens resultou a coleção de livros POKA POKANI.

28/05/18

Pré-escolar - Projeto "Ciência com arte" - No jardim de Monet

 

Claude Monet (1840-1926) foi um pintor francês considerado um dos mais importantes pintores da Escola Impressionista.
Os seus quadros produzidos ao ar livre retratavam a natureza, a luz do Sol na água, as mudanças de luz, tudo com pinceladas largas que iam de encontro à tradição académica da época.

Ouvimos a história "Rita no Jardim de Monet"



A casa de Monet





Observámos uma reprodução do seu quadro  "Lago com nenúfares", um óleo sobre tela pintado por Monet no ano de 1904.
quadro retrata os nenúfares no lago do jardim do pintor, em Giverny.




Descobrimos estas flores maravilhosas. 
O nenúfar é uma planta aquática também conhecida como lírio de água ou flor de lotus.


E fizemos as nossas reproduções impressionistas







alguns dos nossos lagos de nenúfares


Não ficaram bonitos?

Pré-escolar - Dia Mundial da Diversidade Cultural

A turma B da Educação Pré-escolar viveu um projeto para a preparação do Dia Mundial da Diversidade Cultural, cuja temática foi a ilha da Madeira. Escolhemos aprender sobre esta ilha portuguesa por ser a terra natal de um dos meninos.

Começámos por recolher informação através de livros e objetos que as famílias, a educadora e a auxiliar disponibilizaram.



Pesquisámos um pouco da história da Madeira.
Os navegadores portugueses comandados por João G. Zarco e Tristão Vaz Teixeira descobriram a ilha do Porto Santo em 1418, após uma tempestade ocorrida em alto-mar, sendo  afastados da sua rota, pela costa de África. Depois de muitos dias à deriva no alto mar, avistaram uma pequena ilha a que chamaram de Porto Seguro, Porto Santo.
Um ano após a descoberta da ilha de Porto Santo chegam à ilha da Madeira (1419). Julga-se que o seu nome foi atribuído devido à abundância desta matéria-prima.
 Por volta de 1425, iniciou-se a colonização das ilhas por ordem do rei D. João I. 



Descobrimos muitas coisas sobre o relevo, o clima, a vegetação, pratos típicos, festividades e outras curiosidades.





 


E descobrimos que o Cristiano Ronaldo também é madeirense


Fizemos trabalhos articulando todas as áreas curriculares





Comemos bolo do caco quentinho com manteiga


bananas e bolo de mel


e fizemos broas de mel que ficaram deliciosas...









que também partilhámos com os nossos amigos das outras salas.


Fizemos contagens


E registos





Por fim apresentamos a toda a escola a nossa dança "Bailinho da Madeira".





Aprendemos e divertimo-nos muito com este projeto!