26/03/17

Inspiração na semana da leitura...POESIA...

      Pelo Sonho É Que Vamos

Pelo sonho é que vamos,
Comovidos e mudos.

Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
Pelo sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia a dia.

Chegamos? Não chegamos?
Partimos. Vamos. Somos. 

Sebastião da Gama


                                                                       

25/03/17

RBE

Olá!

O blog Blogue RBE tem novos conteúdos.

A Farsa, de Raul Brandão


  Luso Livros |  .epub  |  . pdf  |  . mobi   A Farsa conta a história de Candidinha, um velha marginalizada pela sociedade, que decide, sob a farsa da submissão e da simpatia, promover a discórdia, o ódio e a maldade entre aqueles que a rodeiam.   "Há existências inúteis, para quem a vida se reduz ao estreito âmbito formado pelas paredes que as cercam. Vivem por hábito. Sabem apenas exprimir-se com seis palavras rançosas. São um misto de papelada, de números de (...)
InfoCEDI n.º 68, sobre "Igualdade de Género"


  Download |  InfoCEDI janeiro-fevereiro 2017 N.º 68 | IAC   | N.os anteriores  |     Definições sobre Igualdade de Género:   Género — Conceito que remete para as diferenças sociais (por oposição às biológicas) entre homens e mulheres. Estas diferenças são tradicionalmente inculcadas pela socialização, são mutáveis ao longo do tempo e apresentam grandes variações entre intraculturas. Igualdade de género – Conceito que significa, por um lado, que todos os (...)

24/03/17

Semana da Leitura - Pedro Jardim

O autor Pedro Jardim abrirá a "Semana da Leitura" no próximo dia 27.03. A biblioteca e escola preparam-se para o evento e os alunos dos 1º anos farão a recepção ao autor carinhosamente...
Algumas imagens...
 




 







22/03/17

Visita do autor Pedro Jardim


O Rei dos Tubarões - Pedro Jardim

Na próxima 2º feira, terá início "A Semana da Leitura". Iremos abrir com chave de ouro, com a presença do autor Pedro Jardim. A sala A do pré escolar prepara-se para o evento...
Obrigada meninos e educadora Dora Gandarez.





21/03/17

Rede de bibliotecas escolares

Levar os alunos para o século XXI? A Finlândia já o fez


  ensaio de Alexandre Homem Cristo | Observador  |   O que leva um país cujo sistema educativo o mundo se habituou a invejar a ajustar a sua estratégia? A noção de que o conhecimento já não é suficiente para os jovens.    Um sistema de topo, mas em queda e desactualizado Porque mudar um sistema educativo que, apesar de tudo, está no topo? Uma reforma curricular para o século XXI Incertezas quanto à reforma So what? Quatro pontos a fixar da reforma curricular finlandesa (...)

19/03/17

Aulas na biblioteca...

Na biblioteca existe magia e animação... Aprende-se música, inglês, matemática e muito mais...

Este espaço faz parte do quotidiano dos alunos, trazendo-lhes vivências diferentes da sala de aula...










Pirâmides e Prismas

Trabalhos do 4º ano H







18/03/17

Jogos e Gamificação na Educação

Jogos e Gamificação na Educação

Webinar DGE , com Carlos Pinheiro   O desenvolvimento, nas últimas décadas, da capacidade de computação e o aparecimento de dispositivos eletrónicos dedicados (consolas de videojogos) tornou os jogos digitais extremamente populares e expandiu o fenómeno da ludificação para faixas etárias habitualmente arredadas do jogo como forma de entretenimento (a média de idades dos jogadores de videojogos é hoje de 37 anos). Com uma média de crescimento anual 40% nos últimos anos, a indústria (...)

Blogue RBE

Saudações,

O blog Blogue RBE publicou novos posts.

Assim funciona o ‘shazam da arte’


A 'app' da Smartify permite que os visitantes dos museus tenham acesso a información adicional e multimédia sobre a obra que têm à frente.   A organização  Smartify  tem como propósito enriquecer as visitas a museus e centros de arte aplicando tecnologias de reconhecimento de imagem e de realidade aumentada. Esta combinação permite que os visitantes tenham acesso a informação adicional e multimédia acerca da obra que estão a ver, em qualquer momento e em qualquer lugar, (...)

15/03/17

Atividades da Semana da Leitura

Semana da Leitura
Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, EB Fernando Formigal de Morais, biblioteca escolar...
Todos em prol do livro e da leitura...
Fazendo jus ao tema proposto pelo PNL "O prazer de ler" a biblioteca prepara-se para o evento...






Semana da leitura de 27 a 31 de março

Festa dos livros e da leitura na EB Fernando Formigal de Morais

Sete razões para ler mais:

- AGILIZA O CÉREBRO 

- AUMENTA O CONHECIMENTO 

- EXERCITA A MEMÓRIA 

- ALARGA O VOCABULÁRIO 

- DESENVOLVE O PENSAMENTO CRÍTICO 

- REDUZ O STRESS 

- MELHORA A CONCENTRAÇÃO

In expresso








14/03/17

Semana da Leitura 2017



Semana da Leitura 2017

11ª Edição da Semana da Leitura - 27 a 31 de Março de 2017

A 11ª edição da Semana da Leitura convida as escolas das redes pública e privada a celebrarem a leitura com iniciativas de leitura que traduzam ambientes plurais que motivem a participação das crianças e dos alunos em atividades de leitura livres e o envolvimento destes com as suas famílias, com outros jovens, com adultos das comunidades educativas e com a população em geral, ilustrando o conceito «O prazer de Ler».
Neste quadro, entre 27 e 31 de março de 2017, as escolas e os agrupamentos partilharão o gosto pela leitura e o prazer de ler, envolvendo as autarquias, as empresas, associações e outras instituições, de modo a transportar a leitura para o domínio público e coletivo e a contar com os contributos e  a participação de todos na celebração da leitura. Pretende-se dar voz e espaço aos leitores, presentes e futuros, na partilha contagiante do gosto e do prazer de ler, na exploração das sonoridades e da musicalidade das palavras e das frases, na descoberta da pluralidade de sentidos, pela dramatização de universos narrativos e poéticos de todos os tempos e contextos, evidenciando-se o prazer de Ler.
Fonte: PNL

"Newton Gostava de Ler" na EB de Cabra Figa

A biblioteca escolar na EB de Cabra Figa






13/03/17

Rede de Bibliotecas Escolares

Natália Pais - uma visão sobre a infância

Deixou-nos ontem, dia 10 de março,  Natália Pais, Princesa Peregrina como bem lhe chamou a Conceição Lopes.  E tanto lhe devemos.    Voz firme por políticas de infância e respeito pelos Direitos Humanos e pelos Direitos da Criança em Portugal, pela Arte/Educação, e pelas Ludotecas.   No vídeo acima, em 2014 (min.11:43-21:23)   Publicação vista aqui  e reproduzida (com ligeiras alterações) com a devida vénia.

09/03/17

Escritor João Pedro Condesso

A convite das bibliotecas escolares, o autor João Pedro Condesso, esteve na EB de Francos, Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, com o livro "Um Verdadeiro coração". Este, é carregado de emoções, apela ao coração dos meninos e adultos, cujo lema é "Somos todos diferentes, mas todos iguais..."  Mensagens tão bonitas!    A reportagem fotográfica...