29/11/16

Louisa May Alcott -escritora

Louisa May Alcott -  escritora americana, que se dedicou principalmente à literatura juvenil.


 Relembrando, Literatura infantil
A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade. O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança. Os primeiros livros direcionados as crianças foram feitos por professores e pedagogos no final do século XVII, com o objetivo de passar valores e criar hábitos. Atualmente a literatura infantil não tem só este objetivo, hoje também é usada para proporcionar uma nova visão da realidade, diversão e lazer. Já obras literárias feitas para crianças entre sete a dez anos começam a possuir cada vez menos cores e imagens, apresentando textos cada vez maiores e fatos cada vez mais complicados e explicativos, uma vez que o jovem leitor, agora já em fase escolar, é estimulado a encontrar respostas por ele mesmo - o começo da racionalização.
Quase toda a obra literária infantil possui algumas características em comum, embora exceções existam:
  • ausência de temas adultos e/ou não apropriados a crianças. Isto inclui guerras, crimes hediondos e drogas, por exemplo;
  • são relativamente curtos - não possuem mais do que 80 a 100 páginas;
  • presença de estímulos visuais (cores, imagens, fotos, etc);
  • escrito em uma linguagem simples, apresentando um fato ou uma história de maneira clara;
  • são de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais;
  • possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições;
  • as crianças são as principais personagens da história;
  • em geral, possuem um final feliz.

24/11/16

Dia Nacional do Pijama

O dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito pelas crianças do Jardim de Infância e 1º Ciclo, com o objetivo de sensibilizar o país para "o direito de uma criança crescer numa família".
É um dia para lembrar, que as crianças que vivem separadas dos pais, devem ter a experiência de uma vida familiar de amor e carinho, como a que os nossos filhos conhecem.
Obrigada às famílias pelo empenho na elaboração da Manta de Retalhos, exposta na entrada da escola, à Associação de Pais, aos alunos, professores e assistentes operacionais, fizeram seguramente outras crianças muito felizes!!!








14/11/16

O meu brinquedo - 4º ano

Construi o meu brinquedo, com a ajuda da minha família...




Corta Mato

Parabéns a todos os alunos, que participaram energicamente no corta mato, na escola sede do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva.

Aos alunos que ganharam a medalha PARABÉNS duplamente!!!

Por fim, um lanchinho muito apetitoso, oferecido pela diretora Maria José Claudino.

Foram todos vencedores!!!











Música no 1º ciclo

A colega Susana Calado, professora de música do Agrupamento, vem semanalmente à EBFFMorais, trabalhar a "expressão musical" ritmo, entoação de canções, melodia, exploração de instrumentos musicais....
São momentos de magia, partilhados por todos!  Obrigada Susana!!!






11/11/16

Pão por Deus na nossa escola

Fala-se muito do dia das Bruxas ou do Halloween, predominante nos países anglo-saxónicos, em que as crianças batem às portas pedindo treat or tricks (doces ou travessuras) mas em Portugal temos uma tradição muito semelhante e antiga: o Pão por Deus.
Em Portugal no dia 1 de Novembro, Dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o Pão-por-Deus (ou o bolinho) de porta em porta. O dia de Pão-por-Deus, era o dia em que se repartia muito pão pelos pobres.
Quando pedem o Pão-por-Deus, as crianças recitam versos e recebem como oferenda pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, tremoços, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano, de retalhos ou de borlas.
Com o passar do tempo, o Pão por Deus sofreu algumas alterações, e os meninos que batem de porta em porta podem receber dinheiro, rebuçados ou chocolates.
Este ano também festejamos o Pão por Deus na nossa escola. E foi assim...
Com o que recebemos trabalhámos a matemática: fizemos conjuntos e em seguida dividimos por todos o que recebemos.