27/01/17

Concurso "poema ao lobo"

As turmas participantes receberam um diploma de participação. A aluna Matilde Martins, uma Menção Honrosa. Parabéns a todos!!!







Literacia Digital

A biblioteca escolar é o "portal da escola para o mundo", ampliando fronteiras sociais, culturais e educacionais. Neste contexto, ao longo da semana, professores e alunos utilizaram as Web 2.0, como estratégia de ensino/aprendizagem...

FAZER DIFERENTE É FAZER A DIFERENÇA!!!

















26/01/17

Emoções no cyberbullying

Emoções no cyberbullying: um estudo com adolescentes portugueses


  Abstract CAETANO, Ana Paula et al. Emoções no cyberbullying : um estudo com adolescentes portugueses. Educ. Pesqui. [online]. 2016, vol.42, n.1, pp.199-212. ISSN 1517-9702.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201603138125 .   Neste artigo, apresenta-se uma parte do estudo extensivo do projeto Cyberbullying – um diagnóstico da situação em Portugal, com a aplicação de um questionário a 3.525 adolescentes no 6.º, 8.º e 11.º níveis de escolaridade. Com vista à (...)

25/01/17

Podcasts e audiobooks

Educar com podcasts e audiobooks


  www.circula.com.br | Descarregar |   Copyright © Editora CirKula LTDA, 2016. 1° edição - 2016   EDUCAR COM PODCASTS E AUDIOBOOKS O livro apresenta conceitos como podcast, audiobooks, audioler, educomunicação, olhar e ver, ouvir e escutar, ler e audioler, bem como a evolução da rádio e o papel pioneiro do Padre Roberto Landell de Moura. Segue-se uma componente prática onde se apresentam 7 casos de utilização podcasts: i) 2 casos sobre WebRádio - da autoria de Vítor (...)
Dia da Internet Mais Segura 2017
RBE, 24/01/2017 15:30

23/01/17

A história dos acordos (e desacordos) ortográficos

O blog da biblioteca é uma ferramenta de divulgação e partilha de atividades e informação...




 Observador | por Carlos Maria Bobone | 
A história da língua faz jus ao objecto: já muito se deu à língua sobre como se deve usá-la. Carlos Maria Bobone recorda pontos de viragem fundamentais e os vanguardistas que as protagonizaram.
  1. O que se escreve e o que se devia escrever
  2. Escrever como se diz
  3. Serão os “cavalos” “cadeiras”?

Corpo confuso e enorme, enrodilhado em heranças contraditórias e novidades, moldado por regras abstractas e experiências quotidianas, ferido constantemente por sentenças eruditas e acometido por invenções populares, tão intrincado que uma simples mudança pode revolver todo o seu edifício, custa a acreditar que possa ser usado por qualquer boca impúbere.
Mais custa, ainda, perceber como é que uma lógica tão facilmente apreendida pode ser tão difícil de explicar: qual é a lógica da língua? Como é que qualquer criança sabe entrar – com maior ou menor mestria – num jogo de símbolos, em que a junção de sons produz significados diferentes, e sábio nenhum consegue explicar cabalmente a chave do código?

A tarefa complica-se ainda mais no caso da escrita: já não é apenas um som que corresponde a um objecto, mas um traço, que corresponde a um som, que corresponde a um objecto. Acresce a isto que, para serem compreendidos, os traços têm de ser limitados. Isto é: o assentimento do traço que corresponde ao som tem de ser comum, tem de ter regra. Por outro lado, para que os sons tenham significado, têm de ter certas especificidades maiores do que eles. O som de cozer e coser pode ser igual, mas a escrita deve ser diferente para indicar significados diferentes. Temos, assim, um número limitado de letras, menor do que o número de sons a que têm de corresponder, e ao mesmo tempo sons iguais a que têm de corresponder letras diferentes. (...)

22/01/17

Ler na Rede

Ler na Rede
RBE, 20/01/2017 10:51

  por Felipe Zayas | Download  | Os meios de comunicação e os textos disponíveis na Rede têm características que os diferenciam notavelmente dos tradicionais.   O écran não significa só uma mudança de suporte, mas também uma modificação profunda no modo de organização dos conteúdos.     No écran lemos sobretudo hipertextos, quer dizer, “uma série de fragmentos textuais vinculados entre si de tal modo que as unidades podem ler-se em distintas ordens, (...)

Clube de leitura

Clube de leitura
| RBE | 2015 | Sumário:Organizar Motivar alunos sem hábitos de leitura Discutir à volta das leituras realizadas Sessões de leitura Saber maisUm clube de leitura consiste na realização de reuniões regulares entre leitores para convers...
| RBE | 2015 | Sumário:Organizar Motivar alunos sem hábitos de leitura Discutir à volta das leituras realizadas Sessões de leitura Saber maisUm clube de leitura consiste na realização de reuniões regulares entre leitores para convers...
BLOGUE.RBE.MEC.PT

20/01/17

Matemática

Os alunos do 1º ano, estiveram na biblioteca, a trabalhar matemática, utilizando as barras de cuisinaire, para decomposição do número dez. Consolidaram os conteúdos na Web e em suporte de papel. Aprenderam também matemática de maneira lúdica, manipulando os materiais... 











Atividades no pré escolar











Educação literária - 2º ano

"Estranhões e Bizarrocos", de José Eduardo Agualusa


Título: Estranhões e Bizarrocos

Autor: José Eduardo Agualusa

Editor: Dom Quixote / Catalivros

Formato: Livro interativo




O livro consta do Plano Nacional de Leitura - Leitura orientada para o 2º ano - e da lista de obras e textos para a Educação Literária do 2º ano (metas de Português) - escolher dois poemas:

  • Estranhões, bizarrocos e outros seres sem exemplo
  • Sábios como camelos
  • A menina de peluche
  • O peixinho que descobriu o mar
  • O primeiro pirilampo do mundo
  • O país dos contrários
  • O caçador de borboletas
  • O pai que se tornou mãe
  • O sonhador
  • A menina que queria ser maçã

Literatura infantil

"Se os bichos se vestissem como gente", de Luísa Ducla Soares

Título: Se os bichos se vestissem como gente

Autor: Luísa Ducla Soares

Editor: Civilização / Catalivros

Formato: Livro interativo



Este livro consta da lista de obras do Plano Nacional de Leitura do pré-escolar - Leitura em voz alta. Para ouvir este livro e fazer algumas atividades, carregar aqui

17/01/17

A neurociência na educação

A neurociência na educação


    Como as neurociências contribuem para a educação escolar?    O cérebro é o órgão responsável pela aprendizagem.   Durante a aprendizagem, educadores, professores e pais, por meio de suas práticas pedagógicas, fornecem estímulos que provocam transformações em circuitos neurais levando ao desenvolvimento e reorganização da estrutura cerebral, cuja função resulta em novos comportamentos e, portanto, em aprendizado.   Apesar da euforia em relação às (...)