26/02/16

"A foto do livro que li"

Os leitores do 4º ano, da Biblioteca Escolar Fernando Formigal de Morais têm a "foto do livro que li". Neste documento ficará registada a principal informação sobre a leitura efetuada, autonomamente.
Com mais esta iniciativa da biblioteca escolar, pretende-se fazer a ligação entre as leituras da biblioteca e as realizadas pelo aluno na aula de Português. É um dos contributos da BE para que melhor se possam atingir e concretizar as metas curriculares do Português, no que diz respeito à Educação Literária. 
Se ainda não tens o documento "foto do livro que li" e já fizeste leituras a partir da Biblioteca Escolar, informa-te e pede!     Boas leituras!!!!

Requisição domiciliária

Uma viagem maravilhosa pelo mundo dos livros...
Requisitei um livro, fiz um trabalho sobre o livro...


  








Existem muitos meninos que acham que ler um livro é apenas uma tarefa da escola e chata, ainda por cima! É o mesmo que tomar um remédio amargo para curar uma doença. Ou, pior ainda, acham que ler é um castigo.
Para combater este pensamento e incentivar a imaginação, fomentar o gosto pela leitura e a participação nas atividades de promoção do livro a biblioteca escolar  promove as requisições domiciliárias.
Cada livro que se lê é o ponto de partida para uma divertida viagem pelo mundo da imaginação. Tudo começa no momento da escolha de um livro na biblioteca escolar. Os pequenos leitores passam a viver milhares de vidas diferentes, conhecem pessoas incríveis, “sentem” aromas e gostos que nunca
experimentaram antes. Descobrem grandes enigmas, visitam lugares fabulosos e dão risadas ou choram de emoção.
Na ficha de Leitura, os alunos poderão registar todas as viagens que vivem nos livros, que lêem em casa, nos livros que requisitam na biblioteca escolar. 

21/02/16

" O Ponto"

  A equipa de Educação Especial em articulação com todos os docentes da Escola Básica Fernando Formigal de Morais está a dinamizar o projeto “O Ponto” no âmbito da exploração do livro com o nome de Peter Reynolds. O projeto será apresentado na Semana da Leitura que irá decorrer entre 14 e 18 de março de 2016.

“O Ponto” é um livro muito simples mas que diz muito. De acordo com Children´s Literature resume a obra desta forma:





“A Vera está sentada com um papel em branco à sua frente e garante : “ Eu não consigo desenhar!”.
A professora pede-lhe: “ Tenta fazer uma marca qualquer e vê onde ela te leva. “A Vera crava um ponto na folha e a professora  pede-lhe que assine.
Na semana seguinte, a Vera vê o seu ponto “ numa magnífica moldura dourada”. A partir daí, a Vera irá explorar a sua criatividade (...)
Reynolds inspira-nos e a forma como finaliza a história dá vontade de abraçar o livro. Este não é um daqueles livros que leva mensagens escondidas, simplesmente uma terna história que ecoará em todas as idades."


O Jornal “Washington Post” salienta que “ Esta pequena jóia de livro conta a história de Vera... é o princípio de uma paixão por pontos de diferentes cores, tamanhos e padrões. Uma maravilhosa lição sobre o que é a arte.”

É um livro para reler, cuidar, partilhar, oferecer, singular, provocador, artístico e muito premiado.  

19/02/16

Notícia do 4º H - O Gigante Egoísta

As voluntárias de leitura inter-escolas "levaram no bolso" uma notícia sobre o escritor Óscar Wilde, a biografia e auto retrato do autor. Parabéns meninos!!! foram uns artistas!!! 
Relembramos que este livro faz parte das metas curriculares de Português do 4º ano.







Voluntárias de leitura inter - escolas

As professoras Ana Martins e Filomena Valentim foram mais uma vez à biblioteca, contar a história do João Pateta de Guerra Junqueiro. Este conto, faz parte das Metas Curriculares de Português para o Ensino Básico. Obrigada pela colaboração!!!!








13/02/16

Cabaz da Páscoa - Rifas

 A Associação de Pais, solicita aos encarregados de educação, a colaboração na divulgação do sorteio do cabaz da PÁSCOA. A Associação de pais pretende oferecer um "sistema de som"à escola. Colaborem!!!
Em nome dos alunos e de todo o corpo docente, agradecemos esta iniciativa, e,  ainda, toda a colaboração preciosa que a APEB nos tem prestado. Maria José Vaz


Ajude na recolha de brinquedos e roupas para crianças contatando a Associação portuguesa para o direito dos menores e da família.

12/02/16

Adeus Carnaval....

Os vencedores do desfile de carnaval e o  ambiente carnavalesco vivido no polivalente...
A Leonor Barrelas chorou pela emoção de ter sido condecorada.


Parabéns aos vencedores e parabéns a todos os meninos e adultos!!!



 


05/02/16

O nosso carnaval foi assim...

O nosso carnaval foi assim...
Crianças e adultos brincaram ao carnaval... O respeitado júri esteve atento ao desfile e alguns foliões quiseram cumprimentá-lo cordialmente. Parabéns a todos! foi um ambiente de alegria, boa disposição, interação e ritmo carnavalesco...



















04/02/16

Viva o carnaval!!!

A nossa escola já se encontra devidamente ornamentada para receber os "foliões" do carnaval. 
Vamos encher a escola de papelinhos, serpentinas, bolinhas e muita alegria...  O concurso de mascarados vai acontecer amanhã dia 05-02.2016. Aparece bem disfarçado e ganharás um prémio!!!










Divirtam-se!!!