30/04/15

Segredo - Miguel Torga.

Segredo


Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo tem lá dentro um passarinho
Novo.

Mas escusam de me tentar 
Não o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar 
Este segredo comigo
E depois ter um amigo que faça o pino
A voar...

Miguel Torga


29/04/15

Projeto "Dar um pouco de nós"

No âmbito da disciplina de educação para a cidadania, a turma do 3º E, criou um projeto de parceria  com as salas das unidades, denominado “Dar um pouco de nós”. Esta atividade foi pensada para desenvolver valores de solidariedade e partilha. Este projeto realiza-se com as salas Estrela do Mar e Girassol, integrando atividades de culinária, hora do conto, dinamização de jogos e treino  de rua.
Apresentamos alguns cartazes, que as turmas elaboraram, na semana  da diferença...














25/04/15

Horta Pedagógica

Hoje fomos agricultores, com a ajuda da  professora Judite e do Sr. João...
Observámos, tateámos e cheirámos sementes e plantas. Enterrámos as sementes e aconchegamos cuidadosamente a terra às plantas. Vamos continuar a acompanhar o crescimento das plantas, regando frequentemente e arrancando as ervas daninhas... Gostamos muito de trabalhar na horta!!!


















Dia Mundial do livro infantil e dos direitos de autor

O dia Mundial do Livro assinalado na biblioteca da EB Fernando Formigal de Morais.
A docente bibliotecária foi àS salas de aula, de todas as turmas, relembrar este dia. Na biblioteca houve atividades...Um Livro para ti!











23/04/15

O Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia desapareceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare, entre outros. A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.






Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor é uma oportunidade para reconhecer o poder dos livros na mudança das nossas vidas para melhor e para apoiar os livros e os que os produzem.Irina Bokova, Directora-General of UNESCO
fb_dmlivro_lermundo

22/04/15

Dia da terra

Como surgiu o dia da Terra
O Dia da Terra foi criado pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, nos anos 70, como um protesto nacional contra a poluição. Duas mil universidades, dez mil escolas e cerca de 20 milhões de pessoas participaram da manifestação. O sucesso foi grande, rendendo a criação de uma Agência e leis de proteção ambiental nos Estados Unidos.
Na década de 90, a data internacionalizou-se, e diversos ecologistas passaram a utilizá-la para consciencializar a população global sobre a importância de se preservar o planeta. Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o Dia Internacional da Mãe Terra.