23/11/14

Homenagem ao escritor Manuel António Pina

As turmas do 2º ano, articularam com a biblioteca, colaborando na homenagem a Manuel António Pina, jornalista e escritor de literatura infanto-juvenil. Temos na nossa biblioteca alguns livros deste autor, que ganhou o prémio Camões 2011. 
Os alunos trabalharam a literacia da informção, pesquisando na biblioteca, a biografia e bibliografia do escritor. Inspirados pelo poeta, também fizeram e leram poemas com muita sensibilidade...
À semelhança de Pina, com o livro "Têpluquê e outras histórias", livro das metas curriculares de educação literária,os alunos do 2º B, fizeram o seu próprio livro, modificando algumas letras. Uma forma interessante de  ser "pequeno escritor".
Parabéns meninos, trabalharam muito bem!!!
















21/11/14

Dia Nacional do Pijama

O "Dia Nacional do Pijama" é um dia em que crianças ajudam outras crianças.Todos os anos, no dia 20 de novembro -Dia da Convenção dos Direitos da Criança, que este ano faz 25 anos - nas escolas aderentes de todo o páis , as crianças até aos 10 anos podem participar no "Dia Nacional do Pijama" - Um dia divertido, educativo e solidário! Por isso, neste dia, as meninas e meninos pequenos vão vestidos de pijama para a asua escola para lembrar à gente grande que «todas as crianças têm direito a crescer numa família» Os alunos e professoras, leram e refletiram sobre a história "O menino que não sabia brincar"...
Entregaram alguns donativos de coração cheio... Este dinheiro, será doado a uma instituição de solidariedades social. Obrigada a todos!!!









Concurso sou feliz!

A "Delta" lançou um desafio aos alunos, para elaborarem frases alusivas ao tema "sou feliz quando..."
As frases seleccionadas destinam-se a personalizar pacotes de açucar. Aqui fica o registo desta atividade...
Parabéns meninos pela dedicação!!!













20/11/14

S. Martinho

Foi uma alegria...
Os meninos comeram castanhas, brincaram, cantaram e, também zelaram pela limpeza do espaço exterior.
Parabéns a todos!!!















19/11/14

Oferta de livros

A nossa biblioteca está mais rica...
Obrigada "Gerónimo Stilton" pela oferta de cinco livros...
A colecção do Gerónimo Stilton, esgota sempre, nas requisições domiciliárias. Quando os alunos vão à biblioteca substituir os livros,  relatam com prazer,  aos seus colegas e bibliotecária,  as aventuras deste divertido rato,... Agora, só falta informatizar, classificar, indexar, colocar a cota e código de barras. Ficarão assim tratados, para serem  requisitáveis....


17/11/14

Quem foi Manuel António Pina?

Manuel António Pina

Jornalista e escritor, Manuel António Pina nasceu no ano de 1943, no Sabugal, na Beira Alta, e faleceu a 19 de outubro de 2012, no Porto. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1971, exerceu a advocacia e foi técnico de publicidade. Abraçou a carreira de jornalista no Jornal de Notícias, onde passou a editor. A sua colaboração nos media também se distribui pela rádio e pela televisão.
Autor de livros para a infância e juventude e de textos poéticos, a sua obra apresenta uma grande coesão estrutural e reflete uma grande criatividade, exige do leitor um profundo sentido crítico e descodificador."Brincando" com as palavras e os conceitos, num verdadeiro trocadilho, Manuel António Pina faz da sua obra um permanente "jogo de imaginação", tal labirinto que obriga a um verdadeiro trabalho de desconstrução para se encontrar a saída.

Homenagem ao escritor Manuel António Pina

Na véspera de  "Onda Pina - Poesia em Movimento", e em jeito de pré homenagem ao autor, desafiamos-te  a conhecer uma bela história de Natal: O Cavalinho de Pau do Menino Jesus de Manuel António Pina. Vem descobri-la na tua biblioteca.


11/11/14

Corta mato no Agrupamento

A euforia foi enorme! Os alunos deslocaram-se de autocarro à sede do Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva, para participarem na corrida entre escolas. Antes da partida, fizeram o aquecimento... Por fim, o prazer de subir ao pódio. Parabéns meninos, pelo esforço e comportamento assertivo!!