29/06/14

Ação de sensibilização

O agente Leão desenvolveu  uma ação de sensibilização   "prevenção de incêndios" junto dos alunos da EB Fernando Formigal de Morais, na biblioteca. Os incêndios florestais, são uma das principais catástrofes em Portugal. As suas causas são variadas, mas uma grande parte dá-se por descuido humano. Por isso, a protecção da floresta é da responsabilidade de todos os cidadãos.





Língua Portuguesa faz 800 anos - 2014

A língua portuguesa celebrou esta sexta-feira oitocentos anos. O quarto idioma mais falado do planeta é usado hoje por 244 milhões de pessoas. O nascimento oficial do português coincide com a data da escritura do testamento do rei Afonso II, a 27 de Junho de 1214.

http://pt.euronews.com/2014/06/28/lingua-portuguesa-celebra-800-anos

25/06/14

Brincar...brincar...


A melhor escola de verão para as crianças? Brincar...
Estudos recentes provam as vantagens educativas de as crianças brincarem sem limites, isto é, sem horas marcadas e sem uma supervisão rígida. É a melhor escola de verão, garantem.




20/06/14

Entrega de diplomas do 4º ano na biblioteca

Os nossos finalistas tiveram um comportamento exemplar na festa de entrega dos diplomas.
Continuação de muito sucesso escolar!
Parabéns!


17/06/14

Convite

O projeto de itinerância "histórias de lá para cá" desenvolveu-se ao longo do ano letivo, pelas professoras bibliotecárias,  em todas as Escolas e Jardins de infância do Agrupamento Alfredo da Silva. Consideramos que as atividades/momentos de leitura desenvolvidos na BE ou no seu prolongamento são importantíssimos, seja em que idade for, na escolaridade dos alunos, porém, no 1º ciclo e pré escolar, são fulcrais, pois desde cedo se começa a desenvolver nos alunos do JI/1º ciclo as competências básicas no domínio da leitura, fazendo-os aumentar também o interesse e apetência pela mesma e pelos livros. Estamos assim a promover o livro e a leitura.
Visite a exposição dos trabalhos realizados pelas escolas e jardins de infância!!!



Avaliações 3º periodo

As reuniões da entrega das avaliações dos alunos da EB Fernando Formigal de Morais têm a seguinte calendarização:

Pré escolar - dia 4 de julho das 9.00h às 15.00h

1º ciclo - dia 20 de junho das 9.00h às 15.00h

15/06/14

Meninos de todas as cores

O tema da nossa festa "meninos de todas as cores" foi trabalhado e coreografado na biblioteca...
Foi um divertimento aprender e dançar as canções do mundo, tendo como guião, o livro que se encontra na biblioteca. O entusiasmo foi enorme...


Vantagens de ler...


Saúde Escolar

No âmbito do projeto "Saúde Escolar", os alunos do 4º ano e pré escolar assistiram a uma sessão sobre alimentação saudável (pré escolar) e educação sexual (4º ano), no espaço da biblioteca. Os alunos colocaram questões pertinentes, às quais a enfermeira Cecília e o estagiário de enfermagem, responderam...
Obrigada pela parceria e pelo carinho dedicado às nossas crianças!





13/06/14

Tradições de Lisboa

De onde vem a tradição das noivas de Santo António?
[A lenda: Santo António mandado degolar]
«Houve uma moça que gostava muito do padre Santo António, quando ele era um rapaz novo, e ainda não era dado como santo. Então a moça andava sempre de volta dele, mas ele desviava-se dela quanto mais podia, pois não queria casar. Já não tinha aquela vocação para casar, nem com ela nem com ninguém.
Um dia o pai da moça, que era uma pessoa com muito poder, resolveu vingar-se dele por não lhe querer a filha. E ao mesmo tempo queria fazer com que ela o tirasse do sentido, pois não gostava de ver a filha ao redor dele. E que fez? Mandou-o degolar. Cortaram-lhe então o pescoço e espetaram a cabeça numa estaca.
Mas quando todos pensavam que ele estava degolado e morto, ele apareceu do outro lado da rua a pregar. Ficou tudo admirado:
– O quê?! Então mataram-no e ele está ali vivo e a pregar!?
Foi assim que aquele rapaz ficou com a fama de santo. E dizem também que a moça, com o desgosto, não quis ser de mais ninguém. Sem o ser de verdade, ficou afinal sempre noiva de Santo António. E ao morrer também ficou santa.»
(lenda recolhida em Barcos, Tabuaço)
Bibliografia.: PARAFITA, A. – Património Imaterial do Douro, Lisboa, Âncora Editora, 2007


Código de cores para Daltónicos




A biblioteca Fernando Formigal de Morais é inclusiva. Aderiu ao projeto ColarADD.


Parabéns Fernando Pessoa!

Parabéns Pessoa!
(nasceu a 13 de junho de 1888)


12/06/14

Voluntários de Leitura - Inter-escolas

O projeto "voluntários de leitura inter-escolas" foi dinamizado pelas professoras Ana Mota e Filomena Valentim ao longo do ano letivo, durante o período do recreio. As turmas estavam sempre desejosas que as "nossas voluntárias" chegassem à biblioteca. Em nome de todo o corpo docente, alunos e professora bibliotecária, agradecemos a  generosidade, em terem  disponibilizado tempo para promoverem o livro e a leitura na nossa biblioteca.


Conhecem a história o Leão e o Canguru'?

Atentos à história

Perguntas sobre o livro "levantar o dedo"!

Gostaram da história'?

05/06/14

Convite

Tema da festa: MENINOS DE TODAS AS CORES


Festa fim de ano

A festa fim de ano realiza-se amanhã pela 17h 30m.
A azafama é grande...Os finalistas, alunos do 4º ano ultimam os preparativos... O ensaio geral no palco correu bem! Aguardem o reportório completo para a semana!!!










03/06/14

Valor da Leitura

O primeiro valor da leitura é o prazer que proporciona a quem a realiza. Só este objectivo bastaria para justificar plenamente a promoção de hábitos de leitura. No entanto, todos estamos conscientes da grande quantidade de repercussões que deles derivam. De facto, o acto de ler, longe de ser mecânico, é uma operação que implica a pessoa no seu todo: inteligência e vontade, fantasia e sentimentos, passado e presente. A leitura converte-se assim numa das mais importantes actividades humanas, porque contribui para, e reforça, o processo de maturidade através da autonomia intelectual, sendo garantia também da liberdade pessoal do leitor. Se acrescentarmos a isto que o hábito de ler se alimenta e fortalece com a prática, podemos dizer que estamos, em definitivo, diante da possibilidade de um enriquecimento pessoal constante, já que a leitura é uma das actividades que mais contribuem para o desenvolvimento das diferentes facetas da personalidade.  In Casa da Leitura Gulbenkian




02/06/14

Newton Gostava de Ler

Realizou-se hoje 2.06, uma sessão do projeto "Newton Gostava de Ler" .
As turmas presenteadas foram os 4º anos H e I. Este projeto consiste em aliar as competências leitoras à ciência experimental. Os alunos iniciam assim, os 1º contactos com a linguagem química, ao mesmo tempo que efetuam leituras. O livro seleccionado foi Lendas do Mar de José Jorge Letria.
Aqui fica o registo fotográfico. Leituras, sais de banho (cloreto de sódio) e cristais de açucar (sacarose)...
Obrigada à professora Teresa Santos pela ajuda!!! Mª José Vaz



Lendas do Mar

Material para a atividade

Quem foi Newton?

Corante para os sais de banho

Sais de banho feitos pelos alunos



01/06/14

A biblioteca e o código ColarADD

Como tenho informado ao longo do ano letivo 2013/2014, não houve requisição domiciliária para alunos, porque a professora bibliotecária está a colocar todo o acervo da biblioteca com a classificação CDU e também o respetivo código colarADD. Para quem desconhece, observem atentamente as cores das tshirts para se irem ambientando... Temos uma biblioteca inclusiva para daltónicos... Mª José Vaz

Um Colorido e Feliz dia da Criança!!



Feliz dia da criança!!!

A todas as crianças do mundo e, em particular da nossa escola, desejamos "UM DIA MUITO FELIZ" 



Festa fim de ano letivo 2014