29/05/14

Atividade de culinária

Os meninos da sala girassol fizeram "salame de chocolate" na actividade  semanal de culinária . Os alunos contaram, pesaram, mediram, experimentaram texturas e moldaram as bolinhas...
Que saborosas estavam!! parabéns meninos!!!!






estavam!! parabéns meninos!!!!

Dia da Espiga

O Dia da espiga ou Quinta-feira da espiga é uma celebração portuguesa que ocorre no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. Segundo a tradição o ramo deve ser colocado por detrás da porta de entrada, e só deve ser substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.
As várias plantas que compõem a espiga têm um valor simbólico profano e um valor religioso.
Crê-se que esta celebração tenha origem nas antigas tradições pagãs e esteja ligada à tradição dos Maios e das Maias.

Código ColarADD


Presidente da Republica destaca a mais-valia do código no espaço público e reforça a importância do ColorADD para as empresas como factor de inovação e criação de valor social.
Presidente da República Professor Cavaco Silva destaca a mais-valia do codigo no espaço público e reforça a importancia do ColorADD para as empresas como fac...
YOUTUBE.COM

Megasprint- AEC Educação Física

Os alunos da EB Fernando Formigal de Morais participaram no megasprint no espaço exterior da escola. Todos se empenharam e os resultados foram visíveis...Parabéns meninos!





28/05/14

Dia Internacional do Brincar

Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que torna a criança ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de se relacionar com os outros. É através das brincadeiras que a criança aprende a conhecer, aprende a fazer, aprende a conviver e, sobretudo, aprende a ser. Para além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. 

"brincar tem a ver com a aprendizagem e em particular 

com o aprender da linguagem e da língua.”

João dos Santos


27/05/14

As profissões

No âmbito do tema citado, os pais vêm à escola para falarem das suas profissões.
Obrigada pais, por colaborarem na formação dos vossos educandos. Todos aprendemos mais!!!










24/05/14

Visita à Quinta Pedagógica

Área do "Conhecimento do Mundo"


“Os seres humanos desenvolvem-se e aprendem em interacção com o mundo que os rodeia"


(…) Enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê. Curiosidade que é fomentada e alargada na educação pré-escolar através de oportunidades de contactar com novas situações simultaneamente ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.” (Orientações Curriculares, 1997, pág. 19)


Os meninos do pré escolar divertiram-se e aprenderam muito com a visita de estudo à Quinta Pedagógica. Observaram e tocaram nos animais da quinta... Aqui fica o registo da nossa visita.













   









18/05/14

Dia Internacional do Museus - 18 de maio

O Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio,  foi instituído pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês)  em 1997 com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.
Em Portugal, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), entidade que tutela museus, palácios e monumentos nacionais, organiza centenas de atividades em parceria com outras entidades municipais e privadas para assinalar a data.

Museu dos COCHES

17/05/14

Sistema solar

Na área curricular "Estudo do Meio" os alunos do 3º ano trabalharam o sistema solar. Registaram em papel os seus saberes...
Na matemática, os alunos do 2º ano tralharam medidas, pesos e massas. Elaboraram esta  útil balança...
Que radiante está a nossa amiga! Parabéns!!!



Projeto "Nós e o Património"

No âmbito do projeto "Nós e o Património" os alunos do 1º ano, elaboraram com as suas famílias, estes bonitos trabalhos. Os mesmos, farão parte da exposição, a realizar no final do ano letivo no Agrupamento de Escolas Alfredo da Silva.
Parabéns aos papás e  filhotes! Obrigada pela colaboração!!




Rainha Santa Isabel