26/01/14

Ler...


"Quando os adultos lêem livros, usam muito mais palavras não familiares do que na conversação. (...) se os meninos e as meninas aprendem aproximadamente cinco palavras novas por dia, entre os quatro e cinco anos, duas das cinco podem vir da leitura de contos. Isto é, a leitura é uma contribuição fundamental para o aumento do vocabulário."

Contextos de alfabetização inicial. Ana Teberosky, Marta Raler Gaelart e colaboradores. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2004.


A Vassoura Mágica

O projeto inter-escolas “voluntários de leitura” continua a ser dinamizado pelas professoras do Agrupamento. Desta vez, a história seleccionada foi a “Vassoura Mágica” da escritora Luisa Ducla Soares, que virá à nossa biblioteca no próximo dia 12 de fevereiro. Os alunos do 2º ano ficaram maravilhados com as “bruxinhas” Ana e Filomena… Em simultâneo, um grupinho do 3º ano, elaborava um flyer de divulgação da escritora. Pretendemos assim, formar leitores e escritores de excelência!!! Obrigada a todos!!!





20/01/14

A biblioteca vai à escola...

No âmbito do projeto "a biblioteca vai à escola", o SABE (serviço de apoio à biblioteca escolar) da Biblioteca Municipal de Sintra vai às escolas no 2º período, a pedido das professoras bibliotecárias Maria José Vaz e Teresa Santos. Desta vez, a obra escolhida foi "Tarte de Mamute". Obrigada  pela colaboração na formação de leitores!!! Aos alunos e corpo docente, agradecemos a excelente  receção!!!

A travessia na passadeira 

Eu vou, eu vou, eu vou...

O Rui na Sociedade Recreativa de Manique

Quem conhece a história "Tarte de Mamute" ?

18/01/14

Recordando o Reino de Natal... pré - escolar








Portal da Literatura...


Estudos realizados em diversos países, incluindo Portugal, mostram que quando os educadores / professores estabelecem parcerias com os pais e estes lêem diariamente com os seus filhos:
desenvolvem muito a compreensão do que lhes é lido;
aumentam muito o seu vocabulário...


Diversidade...

Os alunos do 3º G estão a trabalhar o tema da "diversidade". Ouviram, na biblioteca, uma história sobre África. Aprenderam algumas músicas africanas e por fim treinaram.... Foram momentos de aprendizagem e boa disposição!!! Aqui fica a letra...







17/01/14

Casa dos Bicos, Casa de contos...

3.ª sessão da Casa dos Bicos, Casa de Contos

17 de Janeiro, na Fundação José Saramago [Lisboa]

A Fundação José Saramago, em parceria com a editora BOCA, programa desde Setembro de 2013 sessões bimestrais com contadores de histórias, celebrando desta forma a literatura tradicional e oral e os seus artífices. “Casa dos Bicos - Casa dos Contos” (http://migre.me/hpE9F) é como se chama esta tertúlia, que na sua 3.ª edição junta António Fontinha e a IELTsista Ana Sofia Paiva.
O título da sessão é “Vertigem” e no texto de apresentação cita-se o povo “Enquanto o pau vai e vem, folgam as costas”, e cita-se Saramago, no poema PROGRAMA: "No esforço do nascer está o final,/ Na raiva de crescer se continua,/ Na prova de viver azeda o sal,/ Na cava do amor sua e tressua./ Remédio, só morrendo: bom sinal.” O encontro está marcado para a próxima sexta-feira, dia 17, às 18h30 e a entrada é livre.



Portal da Literatura


Miguel de Cervantes
(1547-1616)

Romancista, dramaturgo e poeta espanhol. Foi o criador de "D. Quixote" (1605) e é considerado uma das figuras mais importantes da literatura espanhola. 


...

Recordando Miguel Torga...

Faz hoje, 17 DE JANEIRO, 19 anos que Miguel Torga nos deixou fisicamente. 

Miguel Torga nasceu em 1907 em S. Martinho de Anta, concelho de Sabrosa Trás os Montes, aldeia onde cresceu e que o havia de marcar para toda a vida. De nome Adolfo Correia da Rocha, adoptou o pseudónimo de Miguel Torga (torga é o nome dado à urze campestre que sobrevive nas fragas das montanhas, com raízes muito duras infiltradas por entre as rochas). Desde a década de trinta até 1944, escreveu uma obra vasta e marcante, em poesia, prosa e teatro. Ganhou vários prémios entre eles o Grande Prémio Internacional de Poesia e em 1985 o Prémio Camões.







12/01/14

Boas leituras!!

"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro"   (Henry Thoreau) 

Esperamos que 2014 vos traga tempo para muitas leituras!!!



Momentos de leitura - Encontros inter - escolas

 As nossas voluntárias de leitura, do agrupamento  de escolas Alfredo da Silva continuam a presentear os nossos alunos com  "momentos de leitura". Desta vez a obra escolhida foi "O Imaginão". Os alunos estiveram muito atentos!!! Obrigada colegas, pela iniciativa...





08/01/14

Encontro intergeracional - Cantar os Reis

Os idosos da Casa de Repouso dos Alfaiates em Albarraque,  deslocaram-se à nossa escola para cantarem os Reis... Os nossos alunos também brilharam, fazendo leituras acerca desta tradição... Por fim cantaram as Janeiras com ajuda de instrumentos musicais. Foram momentos de partilha e de aprendizagens significativas. Obrigada e voltem sempre avôzinhos!!!

Os idosos ofereceram-nos os três "Reis Magos"
As nossas visitas
A nossa idosa precisou  de ajuda
A prof. Anabela ofereceu os bolos reis e pousou para a foto...
Os nossos artistas


A professora Judite ajudou na logística...
O nosso público
 
O grupo do projeto...

Coroa original...
 
Os presentinhos que os meninos fizeram para oferecer...

A animadora sócio -  cultural

Momento de confraternização